Dia Internacional das Mulheres na Engenharia
Esta é uma data muito importante para celebrar e reconhecer o trabalho, a resiliência e as contribuições das mulheres na área da engenharia.
23 de junho - Dia Internacional das Mulheres na Engenharia (INWED)
Criado em 2014 pela Women's Engineering Society (WES) do Reino Unido, o INWED é uma campanha global que tem como principais objetivos:
- Celebrar as conquistas de engenheiras em todo o mundo, desde as pioneiras históricas até as profissionais atuais.
- Incentivar mais meninas e jovens a considerarem a engenharia como uma carreira promissora e apaixonante.
- Promover a diversidade e a inclusão em um campo historicamente dominado por homens, mostrando que a engenharia se beneficia de diferentes perspectivas.
Por que essa data é tão relevante?
Apesar dos avanços, as mulheres ainda são minoria na engenharia em muitos países. A falta de representatividade, os estereótipos de gênero e os desafios de equilíbrio entre vida profissional e pessoal ainda são barreiras. O dia 23 de junho serve como um poderoso lembrete para:
- Visibilizar modelos femininos: Saber que outras mulheres trilharam esse caminho com sucesso inspira a próxima geração.
- Combater o preconceito inconsciente: Tanto nos processos de contratação quanto na progressão de carreira.
- Defender ambientes de trabalho mais seguros e igualitários.
- Mostrar a diversidade dentro da engenharia: Mulheres atuam em todas as disciplinas: civil, mecânica, elétrica, química, computação, aeroespacial, ambiental, biomédica e muitas outras.
Algumas engenheiras que fizeram (e fazem) história:
- Ada Lovelace (1815-1852): Frequentemente considerada a primeira programadora da história.
- Hedy Lamarr (1914-2000): Atriz e co-inventora de um sistema de comunicação que serviu de base para o Wi-Fi e Bluetooth.
- Elisa Leonida Zamfirescu (1887-1973): Uma das primeiras engenheiras do mundo, especializada em geologia.
- Mae Jemison (n. 1956): Engenheira, médica e a primeira mulher negra a ir ao espaço.
Neste dia, escolas, universidades, empresas e organizações de engenharia promovem workshops, palestras, campanhas nas redes sociais (usando a hashtag #INWED) e eventos de networking para celebrar e impulsionar a participação feminina.
Em resumo: O 23 de junho é um dia de celebração, mas também um chamado à ação para construir um futuro onde a engenharia seja, de fato, para todos os talentos, independentemente do gênero.