Como se tornar um consultor de informática

28
Como se tornar um consultor de informática

A decisão de se tornar um consultor de informática não é uma decisão que deve ser tomada de ânimo leve. No entanto, para centenas de milhares de empresários e aspirantes a empresários em todo o mundo, a decisão de se tornar um consultor informático pode ser uma grande oportunidade de negócio.

Alguma vez quis ser consultor informático, mas não tinha a certeza se conseguiria? Tem uma compreensão básica dos sistemas informáticos, uma forte capacidade de resolução de problemas e um desejo de ajudar outras pessoas? Se sim, então já possui as principais capacidades e caraterísticas necessárias para se tornar um consultor informático.

Neste artigo, vamos analisar as oportunidades de negócio para consultores informáticos, as razões pelas quais haverá quase sempre uma forte necessidade de bons consultores informáticos e o que é necessário para alcançar o sucesso se quiser tornar-se um consultor informático.

Torne-se um consultor informático e o seu rendimento pode aumentar

Num emprego tradicional de TI numa empresa, o seu potencial de rendimento e as possibilidades de progressão na carreira são, em última análise, limitados por muitas coisas que estão simplesmente fora do seu controlo. Isto inclui frequentemente colegas preguiçosos ou incompetentes, uma gestão ineficaz ou um sistema de antiguidade que recompensa os empregados obsoletos e pune os mais recentes e mais agressivos.

Quando se torna um consultor informático, estes incómodos são, em grande parte, um ponto discutível. Se não gosta dos seus “colegas”, vá procurar melhores parceiros e subcontratantes para se associar.

Se um dos seus “chefes” (ou seja, um cliente importante) está a perder o respeito e a arruinar a sua empresa, pode procurar um novo cliente para substituir o cliente problemático.

E esqueça a ideia de nunca ser desvalorizado. Nenhum cliente lhe vai pagar a si ou à sua empresa de consultoria 100 dólares por hora (ou mais) pelos seus serviços se não valorizarem a sua experiência! E mesmo que os seus clientes geralmente não batam palmas para si, a sua conta bancária bate.

Assim, em contraste com um emprego tradicional relacionado com computadores, quando se torna um consultor informático, o seu potencial de rendimento pode aumentar, porque VOCÊ controla o SEU futuro.

Oportunidades de negócio para consultores informáticos

O mercado para aqueles que querem tornar-se consultores informáticos é diversificado e continua a crescer.

Uma vez que praticamente todas as empresas e organizações necessitam de algum tipo de ajuda informática, quer seja através de funcionários internos, consultores informáticos externos ou uma combinação dos dois, a opção de se tornar consultor informático pode colocá-lo no caminho certo para uma carreira vencedora e um negócio de serviços muito bem sucedido e altamente rentável.

Poderá estar a pensar: “Por que razão haveria eu de querer tornar-me consultor informático”, quando já há tanta gente a fazê-lo? E essa é uma pergunta perfeitamente natural.

No entanto, a concorrência é, de facto, uma coisa boa para os consultores informáticos. Porque se não existissem outros consultores informáticos com negócios rentáveis, seria de perguntar se o sector dos consultores informáticos seria viável e rentável.

Pense nisso… gostaria mesmo de estar num sector onde mais ninguém conseguiu ter um negócio rentável e sustentável?

O facto é que muitas empresas de consultoria informática são geridas de forma horrível e têm enormes problemas de satisfação dos clientes. No entanto, esses problemas são a sua oportunidade. Desde que consiga fornecer uma solução rentável para as necessidades das pequenas empresas, o seu negócio de consultoria informática pode ser muito bem sucedido.

Lembre-se também de que, à medida que a tecnologia muda, são criadas ainda mais oportunidades. Poderia um consultor informático ganhar a vida há 10 anos atrás bloqueando o SPAM ou limpando o spyware? Claro que não. Estes problemas eram minúsculos quando comparados com as epidemias actuais. Hoje em dia, estes são problemas correntes que afectam praticamente todas as pequenas empresas e que gritam pela necessidade de mais consultores informáticos.

Que outro sector conhece que esteja continuamente a criar mais clientes potenciais?

Competências necessárias para se tornar um consultor informático

Ao começar a investigar mais profundamente como se tornar um consultor informático, comece por fazer uma lista das suas próprias competências actuais em matéria de informática. É a pessoa que todos os seus amigos e familiares consultam quando têm um problema informático? É a pessoa a quem todos recorrem no seu escritório para obter ajuda sobre problemas informáticos?

O mais provável é que já possua muitas competências que podem ser utilizadas no mercado para se tornar um consultor informático.

Não pense que tem de ser um especialista em cada parte e em cada pormenor de todos os aspectos da utilização e reparação de um computador. Isso não é verdade.

Com o âmbito e a diversificação da indústria, seria impossível tornar-se tão conhecedor. Ao encontrar consultores informáticos qualificados com quem estabelecer parcerias e subcontratar trabalho, a sua empresa de consultoria informática pode facilmente colmatar as lacunas de competências mais comuns que possa encontrar no terreno.

De empregado a consultor informático

Se já trabalha por conta de outrem numa das muitas áreas da indústria informática, fazer a transição para consultor informático pode ser uma das melhores decisões a tomar.

Para além de aumentar o seu rendimento pelo mesmo trabalho que já está a fazer, há muitas outras vantagens em fazer um trabalho temporário ou trabalhar a tempo inteiro para si próprio.

A parte mais interessante do trabalho temporário é que pode experimentar o que é ser um consultor informático, mantendo a segurança do seu emprego diário.

Além disso, com o trabalho clandestino, também pode começar a construir uma lista de clientes estável e contas de referência que lhe darão uma grande vantagem na construção da sua lista de clientes, à medida que se torna um consultor informático.

Competências não técnicas para consultores informáticos

Para se tornar um consultor informático, há também outros aspectos que deve considerar para além dos seus conhecimentos informáticos. Tal como acontece com qualquer aventura de trabalhar por conta própria, há algumas caraterísticas que facilitam muito a tarefa.

Por exemplo, está auto-motivado?

Consegue manter a vontade de trabalhar como se tivesse um patrão a olhar por cima do seu ombro?

Está preparado para usar os muitos “chapéus” (ou seja, contabilidade, marketing, vendas, operações, etc.) que o trabalho independente exige?

O marketing, a manutenção de registos, o planeamento e a prestação de serviços informáticos facturáveis são partes da agenda que terá de tratar sozinho ou delegar a outro profissional.

No entanto, não deixe que estes aspectos o dominem no seu desejo de se tornar um consultor informático.

Embora todos estes aspectos sejam importantes para um negócio de consultoria informática, existem formas de garantir que são cumpridos sem se sobrecarregar.

O resultado final

A decisão de se tornar um consultor informático não deve ser tomada de ânimo leve. No entanto, para centenas de milhares de empresários e aspirantes a empresários em todo o mundo, a decisão de se tornar um consultor informático pode ser uma óptima oportunidade de negócio. Neste artigo, analisámos as oportunidades de negócio para consultores informáticos, as razões pelas quais haverá quase sempre uma grande necessidade de bons consultores informáticos e o que é necessário para alcançar o sucesso se quiser tornar-se um consultor informático. Para continuar a saber mais sobre como se pode tornar um consultor informático, inscreva-se no seminário de formação áudio gratuito, 5 Easy Ways to Grow Your Computer Consulting Business em http://www.computerconsultantssecrets.com

Direitos de autor MMI-MMVI, Small Biz Tech Talk. Todos os direitos mundiais reservados.