A enfermagem é uma profissão altamente considerada com elevados padrões de honestidade e ética entre várias outras profissões. A enfermagem emergiu como a maior ocupação de cuidados de saúde com mais de 2,7 milhões de empregos.
A enfermagem é uma profissão altamente conceituada, com elevados padrões de honestidade e ética entre várias outras profissões. A enfermagem surgiu como a maior atividade de cuidados de saúde, com mais de 2,7 milhões de empregos. Com mais de 100.000 postos de trabalho vagos e uma necessidade crescente de profissionais de saúde, as perspectivas de carreira são excelentes no domínio da enfermagem.
O National Center for Workforce Analysis, uma agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, prevê uma escassez de 808 416 enfermeiros até ao ano 2020. Esta análise e previsão é apoiada por argumentos e conclusões muito fortes. O avanço da tecnologia e do sector médico resultou num aumento da esperança de vida. A população idosa está agora a viver mais tempo e cada vez mais pessoas necessitarão de cuidados e de enfermagem. Com mais pessoas idosas a necessitarem de tais cuidados, aumenta a procura de pessoal de enfermagem capaz de responder a essas necessidades.
Além disso, a necessidade de enfermeiros mais qualificados está a aumentar. Com as companhias de seguros a entrarem no sector médico para reduzir o custo das despesas de saúde, a procura de enfermeiros, fora do contexto hospitalar, também aumentou. Não esquecer que a atual mão de obra de enfermagem está a envelhecer e que se espera que muitos se reformem nos próximos 10 a 15 anos, o que criará um vazio, aumentando ainda mais a escassez. Assim, os enfermeiros com um diploma de BSN podem esperar uma carreira mais segura e melhores perspectivas de emprego.
Os enfermeiros combinam o conhecimento da ciência e da tecnologia com a arte do cuidado e da compaixão. A enfermagem oferece a oportunidade de salvar e melhorar vidas, cuidar dos doentes e debilitados, educar os doentes e as pessoas no sentido de alcançarem uma boa saúde e, acima de tudo, a sensação de ajudar alguém na sua hora de doença e necessidade. Não há maior serviço do que cuidar dos doentes e dos necessitados.
Os enfermeiros são obrigados a desempenhar funções básicas, que incluem, entre outras, o tratamento, a educação para a saúde, o apoio emocional, a manutenção de registos, o funcionamento de equipamento médico, para além do aconselhamento dos doentes e das suas famílias sobre a gestão da sua doença. Os enfermeiros registados (RN) também realizam rastreios de saúde geral e clínicas de imunização, organizam seminários públicos, motivam campanhas de doação de sangue, etc. Três em cada cinco enfermeiros nos Estados Unidos trabalham em hospitais.
A maior parte dos outros trabalha em clínicas, cuidados de saúde ao domicílio, cuidados prolongados, escolas, colégios, universidades, serviços de saúde pública e agências sem fins lucrativos nos Estados Unidos e em muitos outros países. A enfermagem pode ser um trabalho difícil, com exposição contínua a dor e sofrimento, stress, pressões de trabalho, pouco ou excessivo contacto com os doentes e riscos profissionais, incluindo, entre outros, doenças infecciosas, exposição a radiações, picadas de agulha acidentais, produtos químicos, anestesia, lesões nas costas e stress emocional. A autonomia e a independência das funções, a capacidade de inovação, os conhecimentos técnicos e o trabalho em equipa são caraterísticas deste trabalho, para além da satisfação pessoal e das recompensas profissionais.
As escolas de enfermagem são uma porta de entrada para esta profissão e quase todas elas exigem um diploma do ensino secundário, para além de uma sólida formação académica em inglês, álgebra, biologia, química e psicologia, com uma média de pelo menos 3. A experiência em informática é uma mais-valia. As capacidades de liderança e organização são vitais para esta profissão. A maioria das escolas ainda exige que você faça o exame de pré-admissão da National League for Nursing (NLN), além do exame SAT. Mais de 1.500 programas de enfermagem nos EUA oferecem três caminhos educacionais diferentes para se tornar um Enfermeiro Registado (RN).
O Bachelor of Science in Nursing (BSN) é um programa de quatro anos oferecido em faculdades e universidades. Um grau de associado em enfermagem (ADN) é um programa de dois anos oferecido em muitas faculdades comunitárias e juniores. Algumas escolas hospitalares de enfermagem e universidades oferecem um grau de ADN. O Diploma Hospitalar é um programa de dois a três anos baseado em ambientes hospitalares. Muitas escolas de diplomas são afiliadas a faculdades juniores, onde os alunos cursam os requisitos básicos de ciências e inglês. As oportunidades são máximas com um diploma BSN.
O BSN é um requisito para a obtenção de um mestrado ou para se tornar um Enfermeiro de Prática Avançada (APN). A American Association of Colleges of Nursing (AACN) reconhece o grau BSN como o requisito educacional mínimo para a prática profissional de enfermagem. Apesar de os licenciados poderem começar a praticar como enfermeiros com um ADN ou diploma, o grau de BSN é obrigatório para os enfermeiros que pretendem assumir funções como gestores de casos ou supervisores ou mudar de emprego. As propinas dependem do estabelecimento de ensino e do estado de residência, mas existem ajudas financeiras e bolsas de estudo para satisfazer essas necessidades.
Existem também escolas técnicas e profissionais, que oferecem cursos de um ano para se tornar um enfermeiro prático ou um enfermeiro profissional. Depois de se formar, o mais importante é obter uma licença para exercer a profissão no Estado da sua preferência. Dezoito estados participam no Nurse Licensure Compact Agreement (NCLA), que permite que um enfermeiro licenciado exerça a sua profissão em qualquer um dos outros dezassete estados, desde que tenha obtido uma licença para exercer a sua profissão num desses estados.
A licença pode ser obtida através da aprovação no exame nacional de licenciamento NCLEX-RN para se tornar enfermeiro registado e NCLEX-PN para se tornar enfermeiro prático licenciado (LPN) ou enfermeiro profissional licenciado (LVN), como no Texas e na Califórnia. Os LPN e LCN prestam cuidados a doentes, feridos e deficientes sob a supervisão direta de médicos e RNs.
A carreira de enfermeiro está cheia de oportunidades para aqueles que querem especializar-se e prosseguir estudos superiores. Algumas especialidades populares são: Enfermeiro de Cuidados de SIDA, Enfermeiro de Cuidados Ambulatórios, Enfermeiro de Reabilitação Cardíaca, Gestão de Casos, Enfermeiro de Correção, Enfermeiro de Terapia Enterostomal, Enfermeiro de Gastroenterologia/Endoscopia, Enfermeiro de Genética, Enfermeiro de Controlo de Infecções, Enfermeiro de Terapia Intravenosa, Enfermeiro de Cuidados Continuados, Enfermeiro de Cuidados Geridos, Enfermeiro de Nefrologia e muito mais.
A maioria das especialidades aceita enfermeiros com apenas um diploma de BSN. Além disso, há uma procura crescente de EPAs. As EPAs são profissionais de cuidados de saúde primários, que trabalham de forma autónoma ou em colaboração com médicos. Na maioria dos estados, estão autorizados a prescrever medicamentos.
As quatro especializações da EPA incluem: enfermeiro especialista clínico (CNS), que presta consultoria especializada em qualquer uma das especialidades supramencionadas; enfermeiro anestesista (CRNA), que administra a anestesia e monitoriza os sinais vitais do doente durante a cirurgia, para além de prestar cuidados pós-anestésicos; enfermeira parteira (CNM), que presta cuidados primários a mulheres, abrangendo aspectos como o planeamento familiar, os cuidados pré-natais, os cuidados neonatais e a assistência ao parto; e enfermeiro profissional (NP), que presta cuidados de saúde preventivos básicos aos doentes. Os NPs são prestadores de cuidados primários e especializados em áreas medicamente mal servidas. As EPA são prestadores de cuidados primários de baixo custo, em comparação com os médicos.
Os graus avançados disponíveis para os enfermeiros são o mestrado (MSN), o doutoramento (Ph.D., EdD, DNS) e os programas de pós-doutoramento. Os graus de doutoramento podem proporcionar colocações como analista de políticas sénior, investigador, executivo de sistemas de saúde e reitor de escolas de enfermagem.
Os enfermeiros podem trabalhar como enfermeiros de equipa ou tornar-se EPA. Existem também alguns cargos que envolvem pouco ou nenhum contacto direto com os doentes. Estes cargos incluem gestores de casos, gestores forenses (que aplicam os conhecimentos de enfermagem para efeitos de aplicação da lei, como o tratamento e a investigação de uma vítima de agressão ou abuso e similares), enfermeiros de controlo de infecções, consultores de enfermagem jurídica (assistem os advogados em casos médicos entrevistando doentes, organizando registos e informando os advogados sobre as condições médicas), enfermeiros administradores, enfermeiros informáticos, consultores de cuidados de saúde, consultores de políticas públicas, editores e redactores médicos.
As perspectivas de carreira e de emprego são brilhantes, como já foi referido, e com o aumento da procura e a dificuldade de manter enfermeiros nos hospitais, muitos hospitais e sectores empresariais começaram agora a oferecer incentivos, como bónus de assinatura, formação subsidiada, licitação de turnos abertos. A oferta aberta de turnos é um conceito emergente em que os enfermeiros podem encontrar turnos vagos com salários mais elevados e fazer ofertas online para os mesmos. Isto também reduz as horas extraordinárias obrigatórias que muitos enfermeiros têm de fazer de outra forma. Atualmente, muitas entidades patronais oferecem horários de trabalho flexíveis e favoráveis à família, o que constitui mais uma vez uma indicação da procura nesses locais.
Os enfermeiros ganham entre 37 300 dólares e mais de 74 760 dólares, dependendo das qualificações e da experiência, para além dos locais de trabalho. O salário médio pode ser apreciado como $52.330 anualmente. Nível de entrada RN pode ganhar de US $ 30.000 a US $ 45.000 por ano. Tudo isto é acompanhado de pacotes de benefícios que incluem seguro de saúde, subsídio de férias, reembolso de propinas, cuidados infantis, planos de pensões e muito mais. A escassez de enfermeiros prevista para os próximos anos vai fazer pender a situação mais a favor dos enfermeiros e estes podem esperar um futuro mais seguro com perspectivas e recompensas mais brilhantes.
- Canal Fez História – YouTube
- Canal Fez História – Pinterest
- @canalfezhistoria • Fotos e vídeos do Instagram
- Canal Fez História – Facebook
- Canal Fez História | Faz e Fez História você encontra aqui!
Tornar-se enfermeiro não é apenas uma questão de dinheiro, mas sim de dedicar a sua vida ao serviço da humanidade, cuidando dos doentes e podendo apoiá-los e às suas famílias nos momentos difíceis. O potencial é enorme e as opções de especialização abundantes. A profissão de enfermeiro é uma profissão cheia de satisfação pessoal e de recompensas profissionais.