Se acabou de começar a procurar trabalho em casa, é provável que se sinta confuso e sobrecarregado com todas as opções que existem. Como é que sabe o que é legítimo? Como evitar as burlas? Há realmente trabalhos que pode fazer a partir de casa? Sim!
Muitas pessoas estão a trabalhar em casa, e você também pode. Só tem de saber onde procurar. Este artigo explicará os tipos de trabalho que pode fazer em casa, que se dividem basicamente em quatro categorias.
Índice de Conteúdo
Se acabou de iniciar a sua procura de trabalho em casa, é provável que se sinta confuso e sobrecarregado com todas as opções existentes. Como é que sabe o que é legítimo? Como evitar as burlas? Há realmente trabalhos que pode fazer a partir de casa? Sim!
Muitas pessoas estão a trabalhar em casa, e você também pode. Só tem de saber onde procurar. Este artigo explicará os tipos de trabalho que pode fazer em casa, que se dividem basicamente em quatro categorias:
Trabalhar para uma entidade patronal – (Muitas vezes chamado de “teletrabalho”.) Há muitas empresas legítimas que contratam pessoas para trabalhar a partir dos seus escritórios em casa, e esse número está a crescer todos os dias. Os empregadores estão a ver os benefícios de ter empregados a trabalhar remotamente, e muitos mais se juntarão a estas fileiras no futuro. (Veja a nossa lista de empresas que contratam trabalhadores à distância.)
Algumas empresas contratam-no como um empregado efetivo; preencherá formulários de impostos e a entidade patronal descontará os impostos do seu salário, tal como se trabalhasse no local. Outras empresas contratam-no como contratante independente. Enviar-lhe-ão um formulário 1099 no final do ano e será responsável pelo pagamento dos seus próprios impostos. A entidade patronal pode exigir que trabalhe determinadas horas todos os dias ou um determinado número de horas por semana. O pagamento pode ser à hora, semanal, quinzenal ou por peça (como nos trabalhos de introdução de dados). Alguns empregos por telefone pagam-lhe por “minuto de conversa” – por outras palavras, será pago apenas pelo tempo em que estiver a falar ativamente com os clientes.
Freelancer
Um “freelancer” é alguém que contrata as suas competências a várias empresas para um projeto específico. As competências são geralmente de natureza profissional, como a escrita, a programação informática, o web design e as artes gráficas, o secretariado/administração e a assistência virtual. Alguns sítios Web populares para freelancers são http://Guru.com e http://eLance.com. Pode consultar as ofertas de emprego disponíveis e licitá-las. Se a sua oferta ganhar, fica com o emprego. Note que estes empregos são normalmente temporários, para um único projeto. No entanto, se construir uma reputação de bom trabalho e de cumprimento dos prazos, ser-lhe-ão frequentemente oferecidos outros trabalhos.
Oportunidade de negócio em casa
Também pode começar o seu próprio negócio como representante de uma empresa existente. A maioria destas empresas é de venda direta ou de marketing de rede/MLM (marketing multinível). Provavelmente já ouviu falar de muitas dessas empresas, como a Tupperware, a Mary Kay Cosmetics, a Avon e a Pampered Chef. Existem milhares para escolher. (Veja a nossa lista de oportunidades de negócio em casa.) Há muitas vantagens neste tipo de trabalho em casa. É o seu próprio patrão, define as suas horas de trabalho e tem o controlo total do seu rendimento (ao contrário de ganhar uma determinada quantia de dinheiro por semana de um empregador). Existem também excelentes benefícios fiscais para empresas domiciliadas.
Criar o seu próprio negócio
A última opção é criar a sua própria empresa. As possibilidades são infinitas. Quase todas as competências que possui podem ser transformadas num negócio em casa. Passear o cão/pet sitting, assistência virtual, catering, reparação de bicicletas, cuidados infantis, trabalhos manuais e artísticos, etc. A coisa mais importante a considerar: existe um mercado para o que pode fazer? As pessoas pagariam pelos produtos ou serviços que pode fornecer? Se se dedicar a isso, aposto que pode ter dezenas de ideias fantásticas para negócios que pode fazer.
Evitar as burlas
A principal coisa a ter em conta sobre os burlões é que eles querem o seu dinheiro ou as suas informações pessoais. Nunca, mas nunca pague uma “taxa” para começar a trabalhar para uma empresa. (As oportunidades de negócio exigem frequentemente a compra de um kit de arranque, no entanto, estou a referir-me a empregos reais em teletrabalho). Por muito bom que pareça um emprego, NÃO puxe do cartão de crédito e envie-lhes dinheiro. Trata-se de uma burla.
Raramente, algumas empresas legítimas podem cobrar-lhe pela formação, mas, mais frequentemente, deduzem-no dos seus primeiros ordenados. Se não tem a certeza se uma empresa é legítima, pergunte por aí! Visite fóruns de mensagens sobre trabalho em casa e pergunte sobre a empresa. É provável que as pessoas já tenham ouvido falar dela ou que possam dizer-lhe se se trata de um trabalho genuína ou não. Infelizmente, todos os dias surgem novos burlões, por isso, mesmo que não encontre nada de negativo sobre eles, proceda com cautela.
Da mesma forma, se não tiver a certeza de que uma empresa é legítima, NÃO forneça o seu número de segurança social, endereço de casa ou qualquer informação bancária (para depósito direto). Um empregador não precisará destas informações, a menos que o esteja a contratar. Recomendo às pessoas que deixem esses campos em branco quando se candidatam a um emprego. Se o empregador gostar das suas qualificações e quiser contratá-lo (e se tiver a certeza absoluta de que é legítimo), pode fornecer essas informações. Os verdadeiros empregadores compreenderão a sua precaução.
A melhor maneira de evitar fraudes é ouvir o seu instinto. Há sempre sinais de aviso. Mesmo que tudo pareça estar a correr bem, e o seu instinto lhe esteja a dar um sinal de que algo não parece estar bem, ESCUTE esse sinal. Não sei dizer quantas vezes ouvi as pessoas dizerem: “Tive um mau pressentimento, mas queria que fosse a sério, por isso arrisquei.” Não faças isso. Tens um grande sistema de alerta incorporado. Todos nós temos. Chama-se Intuição. Use-a. Seja mais esperto do que os burlões.
Profissionalismo, paciência e persistência
Por fim, lembre-se de que as posições de trabalho em casa têm uma enorme procura. Milhares e milhares de pessoas estão a candidatar-se às mesmas vagas que você. Certifique-se de que o seu currículo está no seu melhor e descreve claramente a sua experiência e qualificações para o emprego a que se está a candidatar. Considere investir num currículo e numa carta de apresentação feitos por profissionais. Vale bem a pena o dinheiro se conseguir o emprego!
Se não obtiver resposta após uma ou duas semanas, porque não contactar a empresa e verificar o estado da sua candidatura? Envie um e-mail a perguntar, ou telefone. (Só se a empresa não tiver pedido que não o faça). Não se queixe nem implore, seja profissional. Manifeste o seu interesse genuíno em trabalhar para a empresa. A persistência pode compensar, desde que não esteja a incomodar o seu potencial empregador.
- Canal Fez História – YouTube
- Canal Fez História – Pinterest
- @canalfezhistoria • Fotos e vídeos do Instagram
- Canal Fez História – Facebook
- Canal Fez História | Faz e Fez História você encontra aqui!
A paciência é importante, uma vez que encontrar uma posição de trabalho em casa pode demorar muitos meses. Se não consegue esperar, porque não considerar a possibilidade de começar o seu próprio negócio? Não deixe que a falta de experiência o impeça. Pode aprender tudo o que não sabe. Fale com outros proprietários de empresas que fazem o que está a pensar fazer. Pergunte-lhes como é que começaram. Existem muitas pessoas excelentes que estariam dispostas a ajudá-lo a seguir na direção certa.
Pense no que realmente quer numa carreira a partir de casa. Prefere ser o seu próprio patrão ou trabalhar para outra pessoa? Precisa de horários flexíveis ou prefere ter um horário fixo? Gosta de trabalhar por telefone ou pela Internet? Faça uma lista definitiva do que quer e do que não quer. Isso fará com que a sua procura seja muito mais rápida.
Acredite em si próprio. Pode criar a carreira perfeita para si. Muitos outros já o fizeram, por que não você também?