O sucesso no local de trabalho tem tudo a ver com atitude e abordagem

31
O sucesso no local de trabalho tem tudo a ver com atitude e abordagem

Quer esteja a entrar agora no mercado de trabalho, quer esteja enraizado há muitos anos ou esteja a criar o seu próprio negócio, o mundo do trabalho é uma parte intrínseca da vida de todos nós. E para um número relativamente reduzido de pessoas, nem tudo se resume ao dinheiro.

As nossas vidas no mundo do trabalho podem passar por muitas transições:

Quando se é adolescente e se está a entrar no mundo do trabalho, o objetivo pode ser ganhar dinheiro suficiente para comprar um carro, roupa, sair com alguém e, para alguns, pagar as propinas da universidade. E, ao longo do caminho, descobrir se o tipo de trabalho é suficientemente atrativo para continuar, ou se indica a necessidade de tentar outra coisa.

Para outros, que seguiram um caminho escolhido na universidade e se estão a preparar para entrar no mundo do trabalho, o seu foco será seguir o seu caminho para as posições para as quais estudaram. Embora seja igualmente possível que, ao longo do caminho, descubram uma inclinação para algo completamente diferente.

Para aqueles que estão enraizados no mundo do trabalho há muitos anos, é bem possível que a(s) sua(s) posição(ões) inicial(is) e intenção(ões) tenham sido moldadas ou mesmo reduzidas pela necessidade de ganhar dinheiro suficiente para sustentar um estilo de vida que pode incluir um cônjuge e talvez filhos e uma hipoteca.

Para outros, não é raro que tenham assumido a posição mais baixa, de “entrada”, e trabalhado para subir no local de trabalho e alcançar tudo o que desejavam em termos de realização pessoal, respeito no local de trabalho e acumular a riqueza de que necessitam para sustentar qualquer que seja o seu estilo de vida.

Para aqueles que estão a criar o seu próprio negócio, é raro que o façam logo a seguir à escola, mas é mais frequente resultarem da experiência já adquirida a trabalhar para outra pessoa e na convicção de que podem ganhar dinheiro suficiente para sustentar uma ideia/produto/serviço próprio, bem como para se sustentarem a si próprios. E, com sorte, quando se trata de contratar outras pessoas para apoiar este novo negócio, também se ganhou experiência sobre a forma de tratar os empregados para obter o melhor deles.

Qualquer que seja a sua posição em relação ao mundo do trabalho, uma coisa é certa – a sua atitude em relação ao trabalho e/ou a forma como o aborda faz toda a diferença no seu sucesso.

Conhece o velho ditado que diz que não há papéis pequenos, apenas actores pequenos? É assim no mundo do trabalho. Não há cargos pequenos, apenas mentes pequenas.

Independentemente da sua posição no mundo do trabalho, há sempre uma oportunidade para melhorar a sua situação. Por isso, se adotar uma atitude de que não está limitado à sua posição e abordar cada dia de trabalho com uma mente aberta e prestar atenção, descobrirá formas de passar de vendedor a gerente de loja em apenas alguns meses.

Se está a pensar que isto soa um pouco como aqueles anúncios na televisão que sugerem que pode passar de um tamanho 22 para um tamanho 10 em poucos meses com o seu produto de perda de peso e pensa que parece bom demais para ser verdade, talvez não tenha prestado atenção à parte “combinado com exercício e uma dieta sensata”.

O que quer dizer que, quer se trate de perder peso ou de alcançar o sucesso no mundo do trabalho, terá de prestar atenção a tudo o que se passa à sua volta, ao que está a fazer e fazer um esforço concertado para se integrar. Por outras palavras – terá de trabalhar para isso.

Neste momento, há um anúncio na televisão que diz que pode trabalhar em casa e comprar uma casa nova ou ganhar 7.000 dólares por mês no seu tempo livre… O que parece excitante, mas – NEM UMA PALAVRA é dita sobre COMO pode fazer tudo isto. Apenas que existe um site que lhe vai mostrar.

Se se deixou seduzir por este tipo de “dicas”, é compreensível – toda a gente gostaria de poder comprar uma casa nova ou ganhar muito dinheiro, e há quem tenha alcançado a independência financeira e o sucesso monetário através da Internet. Por isso, se foi a este ou a qualquer outro sítio Web à procura da sua fortuna, não tem de se envergonhar. Mas se acreditava que estas fontes seriam a resposta para o seu sucesso, está na altura de mudar de atitude.

NÃO EXISTE TAL COISA COMO O SUCESSO NOCTURNO

A única forma de alcançar o sucesso é planear o seu trabalho e trabalhar o seu plano. E isso é muito mais fácil de dizer do que de fazer. Dentro e fora da Internet.

Não acredite que é “fácil” alcançar a independência financeira e o sucesso monetário através da Internet. Não é. De facto, pode muito bem ser ainda mais difícil ter sucesso na Internet do que no mundo “real”. Principalmente porque fazer negócios na Internet ainda é uma coisa relativamente desconhecida. Enquanto que no mundo “real”, existem formas estabelecidas de construir um negócio e até mesmo negócios bem estabelecidos baseados em ajudar os outros a construir um negócio.

Claro que há dezenas de sites concebidos para o encorajar a começar a construir o seu próprio negócio na Internet, mas – Há tantas atitudes e abordagens diferentes para o fazer que é bastante esmagador e difícil saber quais funcionam realmente.

Muitas pessoas perderam tudo por terem seguido um determinado caminho “garantido” para criar um negócio de sucesso na Internet.

O melhor conselho é: não gaste um único cêntimo nem tente iniciar o seu próprio negócio na Internet antes de dedicar bastante tempo e fazer uma pesquisa exaustiva sobre o que está a ser apresentado como a forma de alcançar o sucesso na Internet.

E se chegar a um estado em que acredita que sabe o que vai funcionar para si – esteja preparado para trabalhar, trabalhar, trabalhar. Estabelecer e manter um negócio viável na Internet não é uma tarefa fácil ou gratuita.

E se trabalha no mundo “real”, aqui está o verdadeiro problema –

Para alcançar o sucesso a partir de/em qualquer posição, os primeiros passos a dar são estar no trabalho todos os dias, a horas e aceitar, sem questionar, fazer tudo o que lhe for pedido.

É claro que não se deve fazer nada que não seja ético, mas no mundo do trabalho atual é muito raro que uma entidade patronal o sugira. Demasiada corrupção e comportamentos pouco éticos foram expostos e demasiadas organizações foram criadas para proteger as pessoas no local de trabalho para que isso seja uma ocorrência comum.

Um exemplo importante da prática de uma atitude e abordagem positivas relativamente ao seu posto de trabalho: Considerar o seu empregador, até à posição de topo, como uma pessoa em vez de “O HOMEM”. Uma pessoa, tal como você, que teve de começar por algum lado, aprender as cordas e fazer a escalada para chegar onde está.

Depois, olhe para o quadro geral e pergunte a si próprio quanto sabe para poder gerir uma empresa com todas as suas complexidades, até ao processo de contratação.

Se considerar os seus superiores como pessoas que não só conquistaram os seus cargos, mas que têm de continuar a conquistá-los, o que implica muito mais do que o seu cargo, verá que a sua atitude e abordagem em relação a eles e, consequentemente, a experiência de trabalhar com eles, melhorará exponencialmente.

Portanto, estamos a falar de aprender a ajustar a sua própria atitude e abordagem para se tornar uma mais-valia para o seu local de trabalho, o que naturalmente o beneficiará. E ao ser uma mais-valia, aqueles que estão em posição de o ajudar a progredir no local de trabalho terão mais probabilidades de o fazer.

Se juntar a esta mistura a vontade de dar um passo extra, oferecendo pelo menos o seu entusiasmo para aprender mais, fazer mais, então será realmente notado e sim, promovido, ao nível da sua incompetência, como diz a piada.

A maioria das pessoas torna-se o seu pior inimigo no local de trabalho devido à sua atitude e abordagem sem brilho. Em vez de procurarem formas de manterem os seus dias de trabalho pelo menos interessantes, se não excitantes, o que naturalmente leva a avanços, começam a olhar para o relógio, a fazer birras, a pedir baixa e, em geral, começam a ver a sua posição como um trabalho sem saída.

Isto não quer dizer que não haja alturas em que as posições de trabalho são realmente um beco sem saída, mas, mais uma vez, com uma melhor atitude e abordagem, pode-se pelo menos tirar o melhor partido disso e começar a procurar outra posição que possa ser mais satisfatória.

Há várias vantagens importantes em tirar o máximo partido do seu posto de trabalho atual enquanto procura outro:

1) É um facto que é muito mais fácil encontrar um novo emprego quando já se está empregado.

E –

2) Permite-lhe dar um pré-aviso de duas semanas, o que é considerado uma cortesia comum no mundo do trabalho. Ao fazê-lo, poderá deixar um posto de trabalho com uma referência positiva e provar à sua nova entidade patronal que a sua atitude e abordagem são corretas.

NINGUÉM PRECISA DE ACREDITAR QUE ESTÁ PRESO NUM EMPREGO SEM SAÍDA

Mesmo que tenha estado no mesmo local de trabalho sem sentir que está na “via rápida” para melhorar a sua situação, mas acredita que é melhor ter um emprego estável do que correr o risco de ficar desempregado porque tem responsabilidades, analise bem a sua atitude e abordagem em relação ao seu posto de trabalho e comece a pensar no que pode fazer para o melhorar, em vez de se lamentar por não ter conseguido.

Mas, se os seus esforços não melhorarem a sua posição, comece a enviar currículos. Acredite ou não, os empregadores de outras empresas, especialmente se estiverem em concorrência com o seu atual empregador, adoram “roubar” um empregado de longa data. Normalmente, esta transição é exatamente o que precisa para alcançar os avanços que procurava.

Depois, temos o indivíduo relativamente raro cuja atitude e abordagem tem sido participar ativamente no seu local de trabalho enquanto “absorve” tudo o que pode até atingir um estado de auto-confiança que o leva a acreditar que tem o que é preciso para se lançar por conta própria.

Pode ser com um produto/serviço melhorado com base na sua experiência de trabalho anterior, ou pode ser com base numa pesquisa sólida de uma ideia para um produto/serviço que encontraram e para o qual acreditam existir uma necessidade e que acreditam poder comercializar.

Estes indivíduos escolheram definitivamente o caminho menos percorrido – se fosse fácil, todos o estariam a fazer.

Para aqueles que estão à margem, tudo o que podemos fazer é apoiá-los como pudermos, para os ajudar a alcançar o sucesso.

Seja qual for o caminho que esteja a seguir no que diz respeito ao mundo do trabalho, o importante é que o sucesso não discrimina. Está igualmente disponível para toda a gente, independentemente da idade ou do sexo. Só tem de cultivar e praticar as lições duramente aprendidas pelos que o precederam e procurar sempre oportunidades para melhorar.

Se quer mesmo ter sucesso no seu local de trabalho, como empregador, empregado ou trabalhador independente, faça uma pequena pesquisa e descubra o recurso criado especificamente para o ajudar a compreender o mundo do trabalho e como funciona, de todos os lados.