Um Enfermeiro Registado (RN) pode especializar-se numa ou mais das especialidades de cuidados aos doentes, de acordo com os requisitos do trabalho ou as preferências pessoais.
Um Enfermeiro Registado (RN) pode especializar-se numa ou mais especialidades de cuidados a doentes, de acordo com as suas necessidades profissionais ou preferências pessoais. As especialidades mais comuns foram divididas em quatro categorias principais, com base em:
Ambiente de trabalho ou tipos de cuidados prestados,
Doença para a qual os cuidados são prestados,
órgão do corpo ou sistema para o qual os cuidados são prestados, e
o sector da população a que se destinam os cuidados.
Os enfermeiros podem procurar especializar-se em qualquer uma das seguintes especialidades populares, com grande ênfase nos contextos de trabalho e nos tipos de cuidados que tencionam prestar.
Os enfermeiros de cuidados ambulatórios respondem às necessidades de saúde dos indivíduos e das famílias em diversos contextos, em regime de ambulatório. A tendência emergente é a “Tele-saúde”, em que os cuidados são prestados através da Internet ou de outros meios de comunicação. O stress envolvido é menor do que em ambientes de internamento. Certificados pelo “American Nurses Credentialing Center (ANCC)”, os empregadores são normalmente prestadores de serviços ambulatórios, tais como gabinetes de cuidados primários, HMO, clínicas, unidades móveis de saúde, etc.
Os enfermeiros de cuidados a queimados trabalham em hospitais com departamentos de queimados ou em clínicas que prestam esses serviços. Este tipo de atividade pode ser física e psicologicamente desgastante.
Os enfermeiros de cuidados intensivos são um dos profissionais de saúde mais procurados devido à sua capacidade de tomar decisões rápidas e manter a calma quando há vidas em risco. Prestam cuidados a doentes com insuficiência cardiovascular, respiratória ou pulmonar, em unidades hospitalares de cuidados intensivos.
Os enfermeiros de emergência/trauma são procurados pela sua capacidade de tomar decisões rápidas sobre o estado dos doentes e de se manterem calmos quando se trata de situações potencialmente fatais causadas por acidentes, acidentes vasculares cerebrais e ataques cardíacos. O stress e o luto constituem um desafio, ao passo que a autonomia e o trabalho de equipa são as suas caraterísticas. Certificados pelo “Board Of Certification For Emergency Nurses”, os empregadores são hospitais de cuidados agudos e especializados, e sistemas de emergência médica. Além disso, podem tornar-se enfermeiros de voo, prestando cuidados médicos a pacientes que são transportados por via aérea para o centro médico mais próximo.
Os enfermeiros holísticos ocupam-se de todos os aspectos do bem-estar e da saúde de natureza holística, em que se reconhece a ligação entre a mente, o corpo e o espírito e se trata a pessoa no seu todo, em vez de se ocupar apenas de uma doença ou de um sintoma. A acupressão, a acupunctura, a massagem, a terapia de aromas, o ioga e o biofeedback são realizados por um enfermeiro holístico.
Os enfermeiros de cuidados de saúde ao domicílio prestam cuidados ao domicílio a doentes em fase pós-operatória, pós-parto ou em recuperação de acidentes.
Os enfermeiros de cuidados paliativos e de cuidados paliativos prestam cuidados a doentes terminais fora dos hospitais, com o objetivo de aliviar a sua dor e sofrimento. Cuidam das necessidades físicas e emocionais dos doentes moribundos e das suas famílias com intervenções como a gestão da dor, os cuidados paliativos, a gestão dos sintomas e o apoio emocional.
Certificados pelo “National Board for Certification of Hospice and Palliative Nurses”, os empregadores são geralmente hospícios, cuidados de saúde ao domicílio, hospitais e instalações de cuidados prolongados. Lidar com a morte de todos os seus pacientes é um grande desafio em si mesmo, mas a sensação de cuidar de um paciente moribundo e a oportunidade de praticar enfermagem holística são factores de motivação para muitos.
Os enfermeiros de infusão administram medicamentos intravasculares, fluidos e produtos sanguíneos e avaliam o seu impacto no estado dos doentes. Certificados pela “Intravenous Nurses Certification Corporation”, são empregados por hospitais, agências de saúde ao domicílio e em consultórios médicos. Os desafios são os horários irregulares, o excesso de papelada e o stress. A autonomia do papel e o domínio da técnica são alguns dos pontos positivos.
Os enfermeiros de cuidados prolongados prestam serviços de enfermagem, psicossociais e de cuidados pessoais, de forma recorrente, a doentes com perturbações físicas ou mentais crónicas. O aumento da acuidade dos doentes pode ser um inconveniente para alguns, mas a menor pressão e o caos são uma vantagem.
Os enfermeiros médico-cirúrgicos prestam cuidados de saúde básicos a doentes em todos os contextos de saúde.
Os enfermeiros de saúde ocupacional trabalham no sentido da prevenção primária e da manutenção da saúde dos trabalhadores, combinando conceitos de saúde pública e de enfermagem, para além de trabalharem no sentido de cumprir as normas estabelecidas pela Lei da Segurança e Saúde no Trabalho, mantendo registos e prestando cuidados aos trabalhadores doentes ou feridos. Certificados pelo “”American Board for Occupational Health Nurses“”, os empregadores encontram-se geralmente em estabelecimentos comerciais, fábricas ou moinhos.
Os enfermeiros de perianestesia preparam os doentes para uma experiência cirúrgica, apoiam a transição segura para fora do estado anestesiado e prestam cuidados intensivos aos doentes até que estes estejam prontos para receber alta da unidade de cuidados de perianestesia. A certificação é efectuada pelo “American Board Of PeriAnesthesia Nursing Certification”
Os enfermeiros perioperatórios prestam cuidados pré-operatórios, intra-operatórios e pós-operatórios aos doentes e prestam assistência aos cirurgiões na sala de operações, manuseando instrumentos, controlando hemorragias e suturando incisões. As oportunidades de aprendizagem e o trabalho em equipa são uma vantagem, enquanto as emergências frequentes e a exposição ao sofrimento humano podem ser um inconveniente para alguns. Certificados pelo “CNOR e CRNFA Certification Board Perioperative Nursing”, os empregadores encontram-se normalmente em departamentos cirúrgicos de hospitais, centros cirúrgicos ambulatórios, clínicas ou consultórios médicos.
Os enfermeiros psiquiátricos cuidam de doentes com perturbações da personalidade e mentais. Os doentes não cooperantes ou perigosos podem ser um dos inconvenientes, para além das políticas restritivas de cuidados aos doentes, do excesso de trabalho burocrático e do conflito entre conceitos errados e doenças mentais. A certificação é efectuada pela ANCC.
Os enfermeiros radiológicos prestam cuidados a doentes submetidos a procedimentos de radiação (como a ultrassonografia ou a ressonância magnética) para diagnóstico ou tratamento, como no caso de cancros.
Os enfermeiros de reabilitação cuidam de doentes com incapacidades temporárias, progressivas ou permanentes que alteram as funções normais e afectam a qualidade de vida. Motivar os doentes e produzir uma vida frutuosa é um desafio. A certificação é efectuada pelo “Rehabilitation Nurses Certification Board”.
Os enfermeiros de transplantação prestam cuidados aos receptores de transplantes e aos dadores vivos ao longo de todo o processo de transplantação. A afetação de recursos a órgãos e outras questões éticas, para além da perda e do luto, podem constituir desvantagens para o ingresso nesta especialidade.
Os enfermeiros podem também considerar a possibilidade de se especializarem nas seguintes especialidades, com maior ênfase na doença para a qual tencionam prestar cuidados:
Enfermeiros especializados em toxicodependência prestam cuidados a doentes que procuram ajuda para a dependência de álcool, drogas e marijuana.
Os enfermeiros especializados em deficiências de desenvolvimento ajudam os doentes com deficiências físicas e mentais a alimentarem-se, a controlarem as funções corporais e a sentarem-se/ficarem de pé com o mínimo de assistência.
Os enfermeiros especializados em gestão da diabetes ajudam os diabéticos a gerir a doença, informando-os sobre nutrição adequada, testes de açúcar no sangue e auto-injeção de insulina.
Os enfermeiros especializados em genética fazem o rastreio, a deteção precoce e o tratamento de doentes com doenças genéticas, incluindo a fibrose cística, a doença de Huntington, o cancro hereditário do peito, etc. Os principais desafios são a tomada de decisões informadas, o consentimento, a confidencialidade e o tratamento de resultados negativos. A certificação é efectuada pela “International Society Of Nurses in Genetics”.
Os enfermeiros especializados em VIH/SIDA prestam cuidados ao sofrimento físico, psicológico, espiritual e social dos doentes diagnosticados com VIH/SIDA. Os riscos de segurança são um grande inconveniente. Certificados pelo “HIV/AIDS Nursing Certification Board”, são normalmente empregados em hospícios, hospitais, cuidados de saúde ao domicílio e agências de cuidados prolongados.
Os enfermeiros de oncologia são empáticos e atenciosos para com os doentes diagnosticados com cancro. Também administram quimioterapia e radioterapia. A certificação é efectuada pela “Oncology Nursing Certification Corporation”.
Os enfermeiros de terapia enteroestomal, especializados na prevenção de úlceras de pressão, também prestam cuidados a doentes com feridas causadas por traumatismos e úlceras; prestam cuidados pós-operatórios a doentes com métodos alternativos de eliminação de resíduos corporais; e tratam doentes com incontinência urinária e fecal.
Os enfermeiros podem optar por qualquer uma das seguintes especialidades, com ênfase no órgão ou sistema do corpo para o qual planeiam prestar cuidados:
Os enfermeiros cardíacos e vasculares prestam cuidados a doentes que sofrem de doença coronária e reabilitação pós-operatória de doentes submetidos a cirurgia cardíaca. A resistência dos doentes, o incumprimento e as situações de emergência podem constituir um problema para alguns enfermeiros. A certificação é efectuada pela ANCC.
Os enfermeiros de dermatologia prestam formação e cuidados a doentes com vários tipos de doenças da pele, como cancros da pele, psoríase, etc.
Os enfermeiros de gastroenterologia prestam cuidados a doentes com perturbações digestivas e intestinais, incluindo úlceras, doença do refluxo ácido e outras. Podem também especializar-se em procedimentos endoscópicos. A certificação é efectuada pelo “Certifying Board of Gastroenterology Nurses and Associates, Inc.”.
Os enfermeiros de ginecologia prestam cuidados a mulheres com perturbações do sistema reprodutor, incluindo endometriose, cancros e doenças sexualmente transmissíveis.
Os enfermeiros de nefrologia prestam cuidados a doentes com doença renal e trabalham para preservar a função renal. Lidar com o impacto emocional da doença renal e com as falhas de vários sistemas pode ser problemático para alguns enfermeiros.
Os Enfermeiros de Neurociências prestam cuidados a doentes com disfunções do sistema nervoso, incluindo lesões cerebrais e da espinal medula, convulsões, alterações da cognição, da comunicação, da sexualidade, etc.
Os enfermeiros de oftalmologia prestam cuidados a doentes com doenças dos olhos, incluindo cataratas e glaucoma. Prestam assistência aos cirurgiões e podem efetuar visitas domiciliárias pré e pós-operatórias. Certificados pelo “National Certifying Board for Ophthalmic Registered Nurses”, os empregadores especializados são hospitais, centros cirúrgicos ambulatórios, HMOs e agências de cuidados domiciliários.
Os enfermeiros ortopédicos prestam cuidados a doentes com problemas musculares e esqueléticos, como artrite, fracturas ósseas, distrofia muscular, etc. Certificados pelo “Orthopedic Nursing Certification Board”, a especialidade dos empregadores são os hospitais e os HMO.
Os enfermeiros de otorrinolaringologia cuidam de pacientes com doenças do ouvido, nariz e garganta, incluindo fenda palatina, alergias e doenças dos seios nasais.
Os enfermeiros respiratórios prestam apoio preventivo, agudo ou crítico e de reabilitação a doentes com doenças respiratórias como a asma, a tuberculose, etc.
Os enfermeiros de urologia prestam cuidados a doentes com perturbações dos rins, do aparelho urinário e dos órgãos reprodutores masculinos, incluindo infecções, cálculos e cancros.
Os enfermeiros podem especializar-se em qualquer uma das seguintes especialidades, centrando-se na prestação de cuidados a um determinado grupo da população:
Neonatologia Os enfermeiros cuidam de recém-nascidos.
Pediatria Os enfermeiros cuidam de bebés, crianças e adolescentes.
Geriatria Os enfermeiros prestam cuidados à população idosa.
Os enfermeiros dos estabelecimentos prisionais prestam cuidados de saúde básicos aos pacientes dos centros de correção.
Os enfermeiros escolares prestam cuidados de saúde básicos aos doentes nas escolas.
Campos de férias Os enfermeiros prestam cuidados de saúde básicos a doentes em campos de férias, campos de trekking e similares.
Os enfermeiros militares dedicam-se à prestação de cuidados de saúde básicos aos militares e suas famílias.
Em suma, as opções de diversificação e especialização em enfermagem são dignas de apreço. Além disso, as grandes perspectivas fazem da enfermagem uma das profissões mais procuradas