PUBLICIDADE
Hoje na História

Dia Nacional de Segurança e de Saúde nas Escolas

Publicado em 10 de outubro de 2025

COMPARTILHE:
Dia Nacional de Segurança e de Saúde nas Escolas

O Dia Nacional de Segurança e de Saúde nas Escolas é celebrado anualmente em 10 de outubro no Brasil. A data foi instituída pela Lei nº 11.554/2007, com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar sobre a importância de prevenir acidentes e promover ambientes educativos saudáveis e seguros para estudantes, professores e funcionários.

Principais objetivos da data:

  • Prevenção de acidentes: Reduzir ocorrências como quedas, queimaduras, intoxicações e ferimentos nas dependências escolares.
  • Promoção da saúde: Estimular hábitos saudáveis, combate ao bullying, à violência e à discriminação.
  • Estrutura segura: Garantir que as escolas tenham instalações adequadas (iluminação, sinalização, acessibilidade, extintores, etc.).
  • Preparação para emergências: Promover simulações de abandono de área, primeiros socorros e rotas de fuga.

Como celebrar ou trabalhar a data?

  • Palestras e rodas de conversa sobre segurança e saúde.
  • Mutirões de verificação das condições das instalações elétricas, hidráulicas e de combate a incêndios.
  • Atividades lúdicas com crianças sobre cuidados no recreio e na sala de aula.
  • Campanhas de vacinação e orientação sobre alimentação saudável.

Relação com a NR-32 e outras normas:

Embora a Norma Regulamentadora 32 (NR-32) trate da segurança no trabalho em saúde, seus princípios de prevenção e uso de EPIs (equipamentos de proteção individual) podem inspirar medidas nas escolas, especialmente nas de educação infantil e nas que possuem laboratórios.

Essa data reforça que aprender só é plenamente possível em um ambiente que protege a vida e o bem-estar de todos.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Dia Nacional de Segurança e de Saúde nas Escolas 2 min de leitura