Dia Nacional do Trânsito
O Dia Nacional do Trânsito é celebrado em 25 de setembro no Brasil. Esta data foi instituída pelo Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503/1997) e marca o início da Semana Nacional do Trânsito (de 18 a 25 de setembro).
Objetivos principais:
- Conscientizar motoristas, passageiros, ciclistas e pedestres sobre a importância de um trânsito mais seguro e humano.
- Reduzir o número de acidentes e vítimas no trânsito.
- Promover atitudes de respeito, paciência e responsabilidade no convívio viário.
Tema habitual: As campanhas anuais abordam temas como “No trânsito, escolha a vida”, respeito às leis, uso do cinto de segurança, cadeirinha para crianças, não ao uso do celular ao volante, e combate à combinação de álcool e direção.
Curiosidade: O dia 25 de setembro foi escolhido por fazer referência à data de sanção do primeiro Código de Trânsito Brasileiro (em 1941), embora o código atual seja de 1997.
Neste dia, são realizadas palestras, blitze educativas, distribuição de materiais informativos e ações em escolas e empresas, com o envolvimento de órgãos como o DENATRAN, PRF, DETRANs, polícias rodoviárias e municipais.