Dia Mundial da Osteoporose
O Dia Mundial da Osteoporose é celebrado anualmente em 20 de outubro. A data tem o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento dessa doença silenciosa que enfraquece os ossos, tornando-os mais suscetíveis a fraturas.
A campanha é uma iniciativa da International Osteoporosis Foundation (IOF) e conta com apoio de sociedades médicas do mundo todo, incluindo a Sociedade Brasileira de Osteoporose (SOBRAP) no Brasil.
Principais objetivos da data:
- Alertar que a osteoporose pode ser prevenida com hábitos saudáveis desde a infância e adolescência.
- Incentivar a prática de exercícios físicos com impacto (como caminhada, corrida e musculação) para fortalecer a massa óssea.
- Orientar sobre a importância da ingestão adequada de cálcio e vitamina D.
- Estimular a realização de densitometria óssea, principal exame para o diagnóstico, especialmente em mulheres na pós-menopausa e idosos.
- Reduzir o número de fraturas por fragilidade óssea, que podem levar à perda de independência e até ao óbito.
Fatores de risco:
- Idade avançada
- Histórico familiar de osteoporose ou fraturas
- Menopausa precoce
- Baixo peso corporal
- Tabagismo e consumo excessivo de álcool
- Uso prolongado de corticoides
- Doenças que afetam a absorção de nutrientes (ex: doenças inflamatórias intestinais)
Lema atual (2024/2025):
"Construa ossos mais fortes" – reforçando que nunca é cedo ou tarde demais para cuidar da saúde óssea.
Se precisar de mais informações sobre prevenção, fatores de risco ou tratamento, é só perguntar!