Dia do Servidor Público
O Dia do Servidor Público é celebrado no Brasil em 28 de outubro. A data foi instituída pela Lei nº 1.713, de 28 de outubro de 1939 (que estatuiu o então Estatuto dos Funcionários Públicos Civis da União) e posteriormente reforçada pela Lei nº 8.774, de 1994.
Principais pontos sobre a data:
- Homenagem: Reconhece a importância dos profissionais que atuam na administração pública direta e indireta (federal, estadual e municipal), em áreas como saúde, educação, segurança, fiscalização, gestão, etc.
- Reflexão: Além da comemoração, a data costuma gerar debates sobre valorização, condições de trabalho, eficiência do serviço público e a necessidade de concursos para reposição de quadros.
- Diferenciação: Não confundir com o Dia do Funcionário Público (celebrado em alguns estados em datas específicas) ou com o Dia do Servidor Público Municipal (estabelecido por leis locais).
- Origem da escolha do dia: A lei de 1939 entrou em vigor naquela data, associando-se o estatuto ao "dia do servidor".
Em muitos órgãos públicos, é comum haver homenagens, palestras, eventos de confraternização ou até mesmo ponto facultativo (dependendo da decisão de cada gestão) em 28 de outubro. A data também serve para lembrar dos direitos e deveres desses trabalhadores essenciais para o funcionamento do Estado.