Dia do Metroviário
O Dia do Metroviário é celebrado no Brasil em 26 de outubro. A data homenageia todos os profissionais que atuam nos sistemas de metrô, incluindo maquinistas, agentes de estação, operadores de controle, técnicos de manutenção, engenheiros, entre outros.
A escolha do dia 26 de outubro faz referência à data de inauguração do Metrô de São Paulo, o primeiro do país, em 26 de outubro de 1972 (há mais de 50 anos). A partir da operação na capital paulista, o modal se expandiu para outras cidades como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Brasília, Fortaleza e Salvador.
O trabalho dos metroviários é essencial para o transporte de milhões de passageiros diariamente, garantindo segurança, pontualidade e conforto. A data também é um momento para refletir sobre as condições de trabalho, a importância da categoria para a mobilidade urbana e a luta por valorização profissional.