Dia do Engenheiro de Energia
O 03 de outubro é uma data importante para o setor elétrico e energético brasileiro: o Dia do Engenheiro de Energia.
A data homenageia os profissionais responsáveis por planejar, projetar, operar e manter os sistemas que geram, transmitem e distribuem energia elétrica, além de atuarem com fontes renováveis, eficiência energética e sustentabilidade.
Por que 3 de outubro?
A escolha do dia faz referência à fundação da ABCEM (Associação Brasileira de Engenheiros de Eletricidade, Eletrônica, Computação e Telecomunicações), antiga associação que congregava esses profissionais. Com o tempo, a especialização em energia ganhou destaque próprio dentro da engenharia.
O que faz um Engenheiro de Energia?
- Projeta usinas hidrelétricas, termelétricas, eólicas, solares e nucleares.
- Atua na operação do Sistema Interligado Nacional (SIN).
- Desenvolve projetos de eficiência energética para indústrias, comércios e residências.
- Trabalha com smart grids, armazenamento de energia e mobilidade elétrica.
- Realiza auditorias e laudos técnicos de consumo e instalações elétricas.
Importância da profissão
O engenheiro de energia é essencial para garantir que a energia chegue de forma confiável, segura e com o menor impacto ambiental possível. No Brasil, onde a matriz energética é majoritariamente renovável (hidrelétrica, eólica e solar), esse profissional tem um papel estratégico para o desenvolvimento econômico e a transição energética.
Curiosidade
Apesar da data ser celebrada em 3 de outubro, muitos profissionais da área de energia também comemoram o Dia do Engenheiro Eletricista em 23 de novembro (data da morte de Nikola Tesla). A especificação "Engenheiro de Energia" reforça o foco na cadeia energética como um todo, desde a geração até o consumo final.
Se você conhece ou é um engenheiro de energia, é uma ótima oportunidade para reconhecer o trabalho essencial que ilumina o país e move a economia! ⚡🔌🌱