Dia da Engenharia
O dia 10 de abril é celebrado no Brasil como o Dia da Engenharia.
Por que esta data?
A data é uma homenagem ao Tenente-Coronel Ricardo Franco de Almeida Serra, um dos maiores vultos da engenharia militar brasileira. Ele nasceu em 10 de abril de 1748 e foi um notável engenheiro e cartógrafo responsável pela construção e restauração de diversos fortes na região amazônica, além de ter sido um dos principais responsáveis pelo reconhecimento e demarcação das fronteiras do Brasil durante o período colonial.
"A Engenharia é a arte de aplicar conhecimentos científicos e empíricos à execução e ao aperfeiçoamento de obras e máquinas."
A Importância da Data
Esta celebração reconhece a contribuição fundamental dos profissionais de engenharia para o desenvolvimento econômico, social e tecnológico do país. Os engenheiros atuam em diversas frentes essenciais, incluindo:
- Infraestrutura: Construção de estradas, pontes, sistemas de transporte e saneamento.
- Energia: Desenvolvimento de matrizes energéticas, redes de transmissão e fontes renováveis.
- Tecnologia e Informática: Inovação em sistemas, inteligência artificial, automação e conectividade.
- Indústria: Otimização de processos produtivos, manufatura e desenvolvimento de novos materiais.
- Sustentabilidade: Criação de soluções que equilibram o crescimento com a preservação ambiental.
Nota: Não confunda com o Dia do Engenheiro (celebrado em 11 de dezembro), que homenageia a profissão de forma geral no Brasil, sendo esta a data de promulgação da primeira lei que regulamentou o exercício da profissão no país, em 1933.