Escrever um currículo para o seu primeiro emprego requer paciência, atenção aos pormenores e um pouco de criatividade. Todos os candidatos a emprego precisam de um currículo sólido se quiserem competir pelos melhores empregos. Mas enquanto os profissionais experientes podem contar com a sua experiência para gerar interesse inicial de potenciais empregadores, os indivíduos que entram no mercado de trabalho pela primeira vez não têm esse luxo. Por conseguinte, os novos profissionais têm de se esforçar ainda mais para se venderem aos gestores.
Índice de Conteúdo
Para começar o seu currículo, terá de selecionar um formato de currículo. O currículo funcional é geralmente a melhor escolha para um novo profissional, uma vez que permite apresentar as suas qualificações por competências funcionais, em vez de o fazer por ordem cronológica. Uma vez que o seu historial de trabalho será breve, ou mesmo inexistente, deve colocar a ênfase nas suas competências e conhecimentos.
Estrutura de um currículo funcional:
O layout selecionado para o seu currículo deve atrair a atenção e criar interesse, mas não prejudicar a sua apresentação geral. O uso de maiúsculas, letras em negrito, sublinhados, recuos, tipos de letra diferentes e espaço em branco podem acrescentar variedade ao seu currículo e enfatizar informações importantes. O layout deve ser consistente em todas as secções individuais do currículo, ser visualmente apelativo e fácil de seguir pelo leitor.
Um currículo funcional tem várias partes, que são normalmente incluídas por esta ordem:
Nome e informações de contacto
Declaração de objectivos
Formação académica
Competências e qualificações principais
Experiência profissional
As partes adicionais podem incluir uma secção para prémios e distinções ou referências.
Nome e informações de contacto
Deve incluir o seu nome, endereço completo, número de telefone com indicativo de área e endereço de correio eletrónico (se aplicável) no topo do seu currículo. Se residir atualmente num endereço temporário, como o endereço de um estudante universitário, pode incluí-lo para além do seu endereço permanente, dependendo das circunstâncias.
Declaração de objetivo
Se optar por incluir uma declaração de objetivo, deve ser uma declaração concisa e significativa que descreva em pormenor as suas metas profissionais. Um objetivo pode incluir as suas metas no que diz respeito ao título do cargo pretendido, ao sector, ao nível de responsabilidade e às competências utilizadas pretendidas. Os elementos incluídos no seu objetivo devem ser reforçados e apoiados ao longo do seu currículo e da sua carta de apresentação.
Um grande erro que muitos novos profissionais cometem é usar uma declaração de objetivo generalizada. Isto deve-se ao facto de muitos homens e mulheres recém-chegados ao mercado de trabalho não saberem necessariamente o que procuram numa posição. Temem que, ao limitarem o âmbito do objetivo, estejam a excluir-se da corrida a cargos que não correspondem exatamente ao seu objetivo, cargos que poderiam ser interessantes para eles.
Embora isto seja verdade em alguns casos, é aconselhável manter o seu objetivo focado e limitado ou deixá-lo completamente fora do seu currículo. Um objetivo fraco e desfocado não diz nada e, na verdade, prejudica a sua apresentação geral.
Formação académica
Se tem um diploma universitário, deve posicionar a secção Formação perto do topo do seu currículo, antes das Competências e Qualificações Principais. Se não tiver um diploma, a secção “Formação” deve seguir-se às “Competências e qualificações principais”.
O nível de formação mais elevado que obteve, quer tenha concluído o programa ou não, deve ser o primeiro a constar desta secção. Todas as outras escolas que frequentou devem seguir-se.
Para cada escola, indicar os seguintes elementos
Nome da escola
Datas em que frequentou ou se licenciou
Diplomas obtidos (ou programa de estudos em que esteve, se não tiver sido concluído)
Áreas de estudo principais e secundárias
Pode também enumerar quaisquer honras, prémios, louvores da lista do reitor e GPAs, se estes melhorarem esta secção do seu currículo. Também devem ser incluídas quaisquer certificações ou cursos de formação concluídos que sejam relevantes para o cargo que procura.
Os recém-licenciados podem incluir uma lista de cursos concluídos que sejam diretamente relevantes para o tipo de cargo que procura. Por exemplo, uma recém-licenciada em Contabilidade pode querer destacar os seus cursos de Contabilidade Financeira, Contabilidade de Gestão e Contabilidade Fiscal.
Só deve incluir informações sobre o liceu se não tiver um diploma universitário ou se tiver obtido um bom desempenho em alguma área que reforce os seus objectivos de carreira.
Competências e qualificações essenciais
Esta é a secção mais importante de um currículo funcional. A secção Competências do seu currículo deve destacar quaisquer competências relevantes que, de outra forma, não seriam divulgadas no seu currículo. Esta secção será altamente individualizada, tanto para a pessoa como para o cargo que procura.
Em primeiro lugar, identifique as competências-chave relevantes para o tipo de cargo que está a procurar. Alguns exemplos de competências-chave incluem relações com clientes, design gráfico, marketing, liderança e competências informáticas. Poderá ser necessário desenvolver várias versões diferentes do seu currículo para que se possa apresentar eficazmente a uma variedade de empregos.
Em seguida, classifique as competências-chave por ordem de importância, de modo a que a competência mais importante apareça no topo da sua lista de competências. Depois, em cada uma destas categorias de competências-chave, inclua qualquer informação sobre si que demonstre como possui essa competência. Pode recorrer a qualquer experiência de trabalho, experiência de voluntariado, escolaridade, actividades extracurriculares ou qualquer outra área, conforme apropriado. Tal como acontece com as competências-chave propriamente ditas, classifique-as por ordem de importância, de modo a que os exemplos mais relevantes apareçam em primeiro lugar.
Seguem-se alguns exemplos de competências-chave com documentação comprovativa:
Investigação
Concebeu um questionário para avaliar as necessidades dos clientes
Identificação da amostra da população a ser incluída no estudo
Elaborou um plano de análise
Elaboração do relatório dos resultados do inquérito e apresentação dos resultados à equipa de estudo
Marketing e distribuição
Desenvolveu o layout e a organização da mercadoria para um catálogo de brindes de 25 páginas
Manutenção de registos informáticos precisos e actualizados do inventário de mercadorias, fornecedores, clientes e vendedores.
Gestão de todas as facetas da receção, processamento e cumprimento de encomendas
Experiência profissional
Uma vez que é novo no mercado de trabalho, os empregadores não esperam que tenha muita experiência profissional. Esta secção deve ser muito breve. Não deve fornecer detalhes sobre as suas responsabilidades e realizações nesta secção (estas devem ser incluídas na secção Competências e qualificações principais). Em vez disso, basta listar o seu cargo, o nome do empregador, a localização do cargo e as datas de emprego, como segue:
2004 ñ Atual Representante do Serviço de Apoio ao Cliente ABC Telecommunications
Baltimore, MD
2003 ñ 2004 Tesoureiro da Fraternidade Omega Lambda Pi
Baltimore, MD
2001 ñ 2003 Assistente de vendas Magellan Imports
Washington, D.C.
Outras secções opcionais:
Honras e prémios:
Enumere todas as distinções profissionais, académicas, de liderança ou desportivas que tenha recebido. Os prémios académicos podem, em alternativa, ser indicados na secção “Educação” do currículo.
Referências:
Pode incluir uma declaração que declare “Referências disponíveis mediante pedido” se precisar de preencher espaço no seu currículo. Caso contrário, deve indicar as referências num documento separado. Normalmente, as referências só devem ser fornecidas quando solicitadas ou quando for claro que a concorrência para uma posição está a diminuir. Não inclua nomes de referência específicos ou informações de contacto no seu currículo.
Outras categorias:
Se houver informação adicional que considere importante incluir mas que não se enquadre em nenhuma destas categorias, pode criar categorias personalizadas. Exemplos de categorias personalizadas podem incluir Antecedentes, Actividades profissionais e Recitais/Exposições de arte.