Infelizmente, grandes esperanças e grandes quantidades de tempo, energia e empenho – por muito valiosos que sejam – não garantem o sucesso de um empreendimento empresarial. De facto, os estudos indicam que cerca de 60% de todas as empresas falham nos primeiros dois anos. Muito depende do “perfil empreendedor” de cada pessoa e uma das melhores formas de o descobrir é fazendo uma autoavaliação.
Ao longo dos anos, trabalhando com cerca de 4.000 Assistentes Virtuais e Profissionais Virtuais em mais de 65 países e sendo nós próprios empresários, desenvolvemos um bom sentido prático das caraterísticas que os empresários de sucesso partilham. Utilizámos esta experiência na conceção do processo de candidatura para o nosso Programa de Formação de Assistentes Virtuais e Carreiras Portáteis para Cônjuges de Militaresô, e ajudou substancialmente a identificar os candidatos com maior probabilidade de sucesso, tanto na formação como posteriormente, à medida que lançam e fazem crescer os seus negócios virtuais.
A seguinte autoavaliação empresarial foi adaptada do formulário de candidatura em linha para o nosso programa de formação de assistente virtual. Esta série de 13 perguntas é uma das ferramentas que usamos para ver se um candidato tem caraterísticas comuns encontradas em empresários de sucesso.
Sem olhar para a tabela de pontuação, escreva a opção que mais se aproxima da sua descrição.
- Tem iniciativa própria?
A. Muitas vezes preciso de ajuda para começar um trabalho.
B. Tenho a capacidade de decidir o que precisa de ser feito e de o fazer rapidamente.
C. Espero até ao último minuto para começar um projeto porque trabalho melhor com prazos. - Porque é que quer começar o seu próprio negócio?
A. Estou farto das pessoas com quem trabalho.
B. Quero ter a liberdade de gerir o meu próprio negócio.
C. Quero ficar rico rapidamente. - O que sentes em relação às outras pessoas?
A. A maioria das pessoas irrita-me e torna o meu trabalho mais difícil.
B. Gosto das pessoas e dou-me bem com quase toda a gente.
C. Gosto de ter um pequeno círculo de amigos e conhecidos. Torna as coisas mais simples. - Como é que gere os projectos?
A. Eu próprio trato de tudo para ter a certeza de que está tudo bem.
B. Delego o mais possível e deixo as pessoas executarem as tarefas com pouca supervisão.
C. Delego e ajudo sempre que posso. - Consegue liderar os outros?
A. Tenho de me esforçar muito, mas consigo fazer com que as pessoas actuem.
B. Não preciso de fazer muito para pôr as pessoas a mexer.
C. Normalmente, deixo que outra pessoa ponha as coisas a andar. - Terá apoio familiar?
A. A minha família vai queixar-se se eu tiver menos tempo livre.
B. É provável que a minha família saiba que estou a tentar planear o nosso futuro e que compreenderá as longas horas de trabalho.
C. É provável que a minha família queira envolver-se no meu trabalho e ajudar-me de todas as formas possíveis. - És capaz de assumir responsabilidades?
A. Assumo a responsabilidade se for necessário, mas prefiro deixar que seja outra pessoa a fazê-lo.
B. Deixo que as pessoas mais extrovertidas ou mais ansiosas do que eu assumam a liderança.
C. Gosto de tomar as rédeas e de levar as coisas até ao fim. - Qual é a sua capacidade de organização?
A. Gosto de ter um plano antes de começar.
B. Muitas vezes tenho dificuldade em estabelecer prioridades.
C. Tenho dificuldade em conciliar vários tipos de responsabilidades. - Consegue “manter-se firme”?
A. Não deixo que nada me impeça de perseguir os meus objectivos, mesmo que isso signifique sacrificar outras actividades ou projectos.
B. Se um plano não está a correr como esperado, não perco mais tempo com ele.
C. Dedico todo o tempo necessário para que um projeto seja bem sucedido, equilibrando-o com outras prioridades, e não paro até estar concluído. - Que expectativas tem em relação ao seu horário de trabalho?
A. Gostaria de ter mais tempo livre no meu novo negócio.
B. Quando alguém começa o seu próprio negócio, está sempre a trabalhar.
C. Tenciono trabalhar arduamente, mas quero limitar o tempo que passo no negócio. - Consegue tomar decisões de forma eficaz?
A. Preciso de muito tempo para tomar uma decisão, senão arrependo-me.
B. Penso depressa e normalmente tomo uma decisão aceitável.
C. Normalmente deixo que outras pessoas tomem decisões porque tenho medo de estar errado. - As pessoas podem confiar no que dizes?
A. Por vezes, digo apenas o que as pessoas querem ouvir.
B. A minha palavra é tão boa como o ouro.
C. Tudo é justo nos negócios, certo? Eu digo o que tenho de dizer - Quando estou num lugar desconhecido com pessoas novas, normalmente
A. Sento-me e observo as outras pessoas.
B. Falo com muitas pessoas sobre mim e sobre o meu negócio.
C. Fazer muitas perguntas para conhecer novas pessoas.
Pontuação das suas respostas:
Foi atribuído um valor numérico (entre parêntesis) a cada uma das respostas possíveis às 13 perguntas. Basta escrever o número correspondente junto à letra que selecionou para cada pergunta.
- A (3), B (8), C (5)
- A (2), B (8), C (4)
- A (2), B (8), C (5)
- A (1), B (8), C (6)
- A (5), B (8), C (4)
- A (2), B (6), C (7)
- A (2), B (5), C (8)
- A (7), B (3), C (4)
- A (5), B (2), C (7)
- A (1), B (7), C (5)
- A (4), B (8), C (2)
- A (4), B (8), C (1)
- A (1), B (4), C (8)
O que significa a sua pontuação:
42 ou menos
Se obteve uma pontuação igual ou inferior a 42, é pouco provável que possua as caraterísticas necessárias para ser bem sucedido na gestão do seu próprio negócio.
43 a 54
Embora uma pontuação entre 43 e 54 indique que possui algumas das caraterísticas essenciais necessárias para ser bem sucedido na gestão do seu próprio negócio, é provável que encontre muitas dificuldades no trabalho independente e poderá sentir-se obrigado a “agir fora do seu carácter” para ser bem sucedido.
55 a 65
Uma pontuação entre 55 e 65 indica que possui boas caraterísticas de empreendedorismo e que tem boas hipóteses de ser um empresário de sucesso.
66 ou superior
Obter uma pontuação de 66 ou superior indica que possui caraterísticas empreendedoras de alto nível e deve ter excelentes hipóteses de sucesso no seu próprio pequeno negócio.
Naturalmente, as pessoas bem sucedidas têm muitas formas e feitios e não existe uma ferramenta de avaliação única para o empreendedorismo. Embora esta autoavaliação o ajude a compreender melhor a mentalidade e os traços de carácter dos empresários bem sucedidos e a sua posição em relação a esse grupo, no final será a sua personalidade e circunstâncias únicas que determinarão o seu futuro.