Caminhos vencedores em entrevistas

29
Caminhos vencedores em entrevistas

O redator de comunicações de marketing Charlie Trumpess dá uma olhada bem-humorada na melhor forma de lidar com esse velho terror, a entrevista de emprego.

Vamos encarar, as entrevistas de emprego são tão divertidas quanto uma depilação com cera quente sem anestesia. Afinal, tentar mostrar seus talentos para um bando de estranhos, geralmente contra o relógio e no território de outra pessoa, não é um ato natural. No entanto, se você realmente quer o emprego, então você tem que desvendar o enigma da entrevista. Dar uma “boa entrevista” tem tudo a ver com os três Ps – preparação, apresentação e pensamento positivo. Todas as entrevistas são basicamente feitas da mesma coisa infernal, então vamos começar do começo com as apresentações.

A introdução da entrevista pode ser um cliente escorregadio e que pode facilmente escapar de você. Uma vez que você entra naquela câmara de horrores comumente conhecida como sala de entrevista, você está sozinho, nunca tem certeza se está dizendo ou fazendo a coisa certa. Quanto mais você tenta relaxar, mais nervoso você parece se sentir.

Simplesmente encadear uma frase coerente parece um dos trabalhos de Hércules. Claro que a sala está insuportavelmente quente e sua boca está anormalmente seca, então sua língua incha, cortando o oxigênio para seu cérebro. O pânico toma conta de você. Finalmente, quando você está prestes a dar meia-volta e correr indignamente para a escada de incêndio mais próxima, o gentil entrevistador estende uma mão amigável e lhe dá as boas-vindas. Agora, o que você faz?

Não tenha medo. Apresentações não precisam ser episódios embaraçosos, angustiantes ou chorosos. Apresentações podem ser fáceis e divertidas. Você simplesmente tem que abordar as coisas com calma e lógica. Pare e pense sobre isso por um momento. Você está conhecendo alguém pela primeira vez; é uma folha em branco, uma oportunidade para você escrever seu próprio bilhete sem preconceitos ou preconceitos atrapalhando.

Tudo o que você precisa fazer é chegar na hora, vestir-se elegantemente, verificar se há restos de sua última refeição nos dentes, ser você mesmo e certificar-se de que está usando desodorante de força industrial. O que poderia ser mais simples? Para construir confiança, você sempre pode praticar se apresentar em frente ao espelho do banheiro antes de realmente comparecer a qualquer entrevista. Talvez você queira tentar isso no conforto da sua casa, em vez de no banheiro da pizzaria local, onde se apresentar aos outros clientes pode ser malvisto.

Depois de passar com sucesso pelas introduções da entrevista, seu próximo grande desafio é lidar com uma oferta de refrescos. Algo aparentemente tão inofensivo quanto uma xícara de chá ou café pode causar estragos durante uma entrevista. Ter que fazer malabarismos com líquidos quentes em copos plásticos frágeis enquanto convence um estranho de sua experiência em marketing ou perspicácia empresarial deve ser sempre evitado. Aceitar ou recusar refrescos é uma espécie de julgamento, pois você não quer parecer desconfortável, mas lembre-se de que os riscos são altos.

Sorver ou engolir alto não vai fazer você gostar do entrevistador, enquanto derramar chocolate quente na frente do seu terno de negócios de creme e aveia é um erro do qual poucos candidatos conseguem se recuperar facilmente. Então, se você achar que o medo e a ansiedade deixaram sua boca tão seca quanto o Vale da Morte no dia mais quente do ano, simplesmente peça um copo d’água. Provavelmente é sua opção mais segura.

De acordo com certos psicólogos eminentes, que estudam essas coisas, os primeiros minutos de qualquer entrevista são cruciais para determinar o resultado final. Parece que as primeiras impressões realmente contam. Com as preliminares terminadas, é hora de encarar o evento principal. A essa altura do jogo, você estará cheio de confiança ou desesperado por um banheiro, um cigarro e uma barra de chocolate tamanho família. Aconteça o que acontecer, você deve permanecer focado na tarefa em questão. 105 segundos é todo o tempo que você terá para causar a impressão certa. O segredo é não entrar em pânico.

NÃO ENTRE EM PÂNICO! Se você estiver devidamente preparado, nada pode dar errado. Você deve saber exatamente quais perguntas fazer, o que dizer e quando dizer. Tente antecipar as perguntas que o entrevistador provavelmente fará e tenha suas respostas prontas. Mas lembre-se, antes de responder, pare por um momento. Parece mais natural. Mantenha sua entrega clara, consistente, positiva, curta e simples; então você não errará muito. E tente não se desviar ou sair pela tangente.

Por mais duvidoso que você esteja, acredite que ter suas unhas bem polidas e recém-feitas arrancadas com pinças enferrujadas é muito pior do que uma entrevista de emprego comum. Os entrevistadores não são os monstros que podem parecer à primeira vista. Eles são apenas pessoas comuns fazendo um trabalho difícil. Se o entrevistador tomar uma decisão ruim, você e seu novo empregador sofrerão as consequências.

A melhor coisa que você provavelmente pode fazer é confiar na experiência do entrevistador enquanto verifica se há correntes e parafusos de dedo na cadeira que lhe oferecem. No final de todo esse tormento, depois de dizer e fazer tudo certo, você ainda pode não conseguir o emprego. Às vezes, a vida é inconstante. Nesse caso, tente obter algum feedback positivo sobre sua técnica de entrevista e siga em frente.

Normalmente, assim que você começa a relaxar e sente que está construindo um relacionamento com seu entrevistador, você verá todo o processo torturante chegando ao fim de repente. E é agora, no final da entrevista, que você enfrenta seu maior desafio. À medida que seus níveis de confiança aumentam, é tentador baixar a guarda e desviar de sua estratégia original de entrevista.

Resista a esse impulso. Tecnicamente conhecido como “euforia do fim da entrevista”, você deve lutar contra a vontade de dizer algo espirituoso ou inteligente. No ar inebriantemente rarefeito de sua confiança recém-descoberta, as chances são de que sua sagacidade e inteligência sejam interpretadas como loquacidade ou até mesmo grosseria. Acredite em alguém que sofreu esse destino; lute contra seus impulsos e mantenha a boca fechada sem que lhe façam uma pergunta direta.

Talvez não seja o grande final que você imaginou ou ensaiou, mas é muito mais seguro concluir sua entrevista com um agradecimento, um sorriso e um lembrete gentil de seus detalhes de contato. Antes de se levantar para sair, especialmente se você for um daqueles aventureiros que aceitam bebidas líquidas de forma imprudente, certifique-se de que tudo o que pode ser derramado esteja fora de perigo. Agora, tudo o que resta a você fazer é sair dali.

Nesta última fase delicada do processo, é aconselhável não correr. Perigos estão por toda parte e tropeçar na lixeira, derrubar a mesa de centro ou arrancar o fio do telefone da tomada geralmente vai contra você. Sempre que possível, é melhor deixar o prédio de escritórios, os acessórios e os equipamentos do seu novo empregador em potencial exatamente como você os encontrou. Siga as regras e você sairá de lá com um novo emprego na bagagem. Parabéns. Ou então, amanhã é outro dia e outra entrevista.