Aniversário de Porto Velho
A história de Porto Velho está diretamente ligada à construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), um dos empreendimentos mais desafiadores da engenharia brasileira no início do século XX .
A "Ferrovia do Diabo"
A EFMM foi construída para contornar um trecho de aproximadamente 380 km de corredeiras e cachoeiras no Rio Madeira, que impedia a navegação entre o Brasil e a Bolívia . O objetivo era permitir o escoamento da borracha boliviana até o Oceano Atlântico.
- Desafios extremos: Apelidada de "Ferrovia do Diabo", a obra foi um desafio logístico e sanitário. As condições na selva levaram à morte de cerca de 6 mil trabalhadores, principalmente por doenças tropicais como malária e febre amarela .
- Mão de obra internacional: A obra atraiu mais de 20 mil operários de 50 nacionalidades diferentes, como brasileiros, americanos, espanhóis e caribenhos (chamados de "barbadianos") . O médico sanitarista Oswaldo Cruz foi contratado para tentar controlar as epidemias no canteiro de obras .
O Nascimento da Cidade
- 1907: O ponto de partida da ferrovia foi um antigo porto fluvial já utilizado pelos militares. Com o início das obras, um grande acampamento se formou ao redor desse local. A data de 4 de julho de 1907 marca o início efetivo da construção e é considerada a fundação "extraoficial" da cidade .
- O nome "Porto Velho": Antes da ferrovia, existia um porto mais à frente, chamado "Porto Novo". O antigo ponto de atracação utilizado pelos militares ficou conhecido como "Porto Velho", nome que acabou sendo adotado para o povoado que ali crescia .
- Inauguração da ferrovia: A estrada de ferro foi finalmente concluída e inaugurada em 1912 .
Fundação Oficial e Evolução
Após o auge da construção, com a ferrovia pronta, a região não foi abandonada. A comunidade formada pelos trabalhadores que ali ficaram cresceu e se consolidou.
- 2 de outubro de 1914: Esta é a data oficial da criação do município de Porto Velho, quando foi desmembrado do Amazonas .
- 1943: Porto Velho se tornou capital do recém-criado Território Federal do Guaporé (futuro estado de Rondônia) .
- Décadas de 1950-80: A cidade ganhou novo fôlego com o ciclo da cassiterita (minério de estanho) e, posteriormente, com os projetos de colonização e garimpo que levaram à criação do estado de Rondônia em 1982 .
A cidade surgiu literalmente da selva por causa da ferrovia, e hoje mantém viva essa memória, com a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré sendo seu principal símbolo histórico.
Se tiver interesse em algum aspecto específico dessa trajetória, fique à vontade para perguntar.