A sua melhor ferramenta de procura de emprego pode ser o seu computador

33
A sua melhor ferramenta de procura de emprego pode ser o seu computador

Já alguma vez se sentiu frustrado com a falta de possibilidades de emprego anunciadas na secção de classificados do seu jornal local? Os jornais de grande tiragem podem oferecer mais opções, mas continua a estar limitado pelo número de vagas listadas de cada vez, para não falar das limitações geográficas. Mesmo no seu melhor, esta abordagem já não é suficiente. Procurar nos classificados pode ter sido suficiente em tempos, mas hoje em dia é tão progressivo como escrever um currículo numa máquina de escrever manual. Com uma impressionante variedade de recursos da Internet à distância de alguns cliques do rato, o seu computador é o bilhete para o próximo grande emprego.

Como qualquer responsável de recursos humanos lhe pode dizer, a utilização do PC como ferramenta de procura de emprego tornou-se a norma nos últimos anos. Isto inclui a utilização criativa do correio eletrónico e da Internet, bem como o aproveitamento das capacidades de qualquer computador para a produção de currículos, cartas e outros materiais relacionados com o emprego.

A solução cibernética para o emprego

Para muitos empregadores e pessoas que procuram emprego, a Internet tornou-se o denominador comum. Ela liga facilmente as pessoas de ambos os lados da equação de contratação. Os empregadores podem publicar vagas de emprego com a certeza de que estarão disponíveis para um grande número de candidatos. Ao mesmo tempo, os candidatos a emprego podem facilmente explorar as possibilidades de todos os tipos de emprego oferecidos por empresas, agências governamentais, organizações sem fins lucrativos e outros empregadores. Podem também apresentar currículos e candidaturas por via eletrónica.

Uma das principais vantagens desta abordagem é o facto de quebrar as barreiras geográficas. Em vez de se limitar às ofertas de emprego da sua comunidade ou da região coberta pelos meios de comunicação social locais, a sua pesquisa pode incluir qualquer número de cidades ou estados, ou mesmo todo o país. Também pode procurar interesses profissionais noutros países, se isso lhe parecer interessante.

Outra vantagem é o facto de a utilização da comunicação em linha ser menos intrusiva do que os métodos tradicionais. Se já estiver empregado, pode passar as noites e os fins-de-semana a consultar sites de empregadores ou de empresas de procura de emprego, a publicar currículos e muito mais, sem entrar em conflito com o seu emprego atual. Se não tiver um emprego, pode trabalhar para manter uma presença eletrónica que ultrapassa em muito o âmbito de outras técnicas de procura de emprego.

Mesmo que esteja ligado a um local específico e só esteja interessado em emprego local, encontrará muita informação disponível online. Atualmente, muitos jornais incluem versões baseadas na Web, tal como os serviços de emprego locais e estatais. Também pode visitar os sítios Web das empresas da zona para obter informações relacionadas com o emprego. De facto, independentemente da localização, uma das abordagens mais simples é simplesmente consultar os sítios Web de possíveis empregadores para procurar anúncios e informações relacionadas. Ao consultar um desses sítios, verá provavelmente um título “empregos” ou “vagas”. Clique aqui. Verá uma lista das ofertas de emprego actuais, juntamente com as qualificações para cada uma delas, o prazo de candidatura e outros pormenores relevantes.

Para um exemplo de primeira classe, veja a página inicial da State Farm Insurance (www.statefarm.com). O título é “Sobre a State Farm”. Clicando aqui, surgem opções que incluem “carreiras” e depois “página inicial de carreiras”. Esta secção fornece uma grande quantidade de informações sobre as actuais vagas de emprego, eventos de recrutamento da State Farm nos Estados Unidos e no Canadá, benefícios e muito mais.

Para além de procurar as vagas actuais (que estão listadas em HotJobs.com), pode aceder a uma página de “oportunidades” que descreve os vários postos de trabalho para os quais os candidatos podem ser procurados, incluindo descrições de cargos e uma repartição geográfica dos postos de trabalho disponíveis na América do Norte, bem como os localizados na sede da empresa em Bloomington, Illinois. Pode ainda encontrar informações sobre como preparar o currículo ideal para ser digitalizado e enviado para a base de dados da empresa.

Nem todas as empresas oferecem sítios Web tão bem desenvolvidos, mas a maioria das grandes organizações fornece informações actualizadas sobre as ofertas de emprego. De facto, esta prática tornou-se tão comum que muitas pequenas empresas e organizações sem fins lucrativos também oferecem algum tipo de informação sobre emprego.

Para além de encontrar informações diretamente relacionadas com empregos, pode efetuar pesquisas na Internet sobre potenciais empregadores. Obviamente, quanto mais souber sobre um potencial empregador, melhor, desde determinar os tipos de vagas de emprego até conhecer os antecedentes da organização para poder individualizar cartas de apresentação ou currículos. O sítio Web da entidade empregadora pode muitas vezes ser uma excelente fonte de informação. Se navegar na página principal de qualquer empresa ou organização sem fins lucrativos, exceto a mais pequena, encontrará links para itens como comunicados de imprensa, relatórios anuais, relatórios de ganhos, biografias de executivos e informações de contacto do pessoal da empresa.

Também pode obter perfis de empresas a partir de serviços de informação empresarial de terceiros, como o Hoover’s (www.hoovers.com). E não se esqueça dos sítios que fornecem informações salariais, como o People Ticker da nextSource (www.peopleticker. com), os mantidos por associações profissionais e o sítio do Bureau of Labor Statistics em www.bls.gov.

Soluções para sites de carreiras

Talvez a última palavra em informação sobre carreiras baseada na Web esteja disponível numa série de sítios abrangentes concebidos especificamente para servir quem procura emprego, empregadores ou ambos. Por exemplo, Monster.com (www.monster.com) liga os utilizadores a centenas de milhares de ofertas de emprego. Pode criar uma conta gratuita e tirar partido de uma série de opções úteis. Depois de fornecer informações sobre os seus interesses profissionais específicos, ser-lhe-ão enviadas automaticamente mensagens de correio eletrónico sobre ofertas de emprego que correspondam aos seus interesses. Pode também pesquisar em linha empregos do seu interesse e criar currículos para se candidatar em linha a vagas de emprego.

Para além de tudo isto, o sítio oferece extras como a possibilidade de pesquisar empresas, estabelecer contactos com outras pessoas e obter conselhos gratuitos sobre como redigir currículos, preparar-se para entrevistas, negociar salários e muito mais. Pode também inscrever-se em serviços pagos nestas e noutras áreas de desenvolvimento de carreira. O Career Journal, disponibilizado pelo Wall Street Journal em www.careerjournal.com, fornece actualizações diárias, bem como milhares de artigos arquivados sobre notícias, tendências e tópicos relacionados com a progressão na carreira.

Também inclui uma base de dados pesquisável de anúncios de emprego de empresas de topo em áreas como a gestão sénior e geral, vendas, marketing, finanças e tecnologia. O acesso básico é gratuito, mas os utilizadores também têm a oportunidade de subscrever o WSJ.com, que oferece recursos adicionais, incluindo uma extensa lista de “briefing books” que fornecem informações completas e pormenorizadas sobre a atividade de uma determinada empresa e notícias recentes.

O sítio do Career Journal também inclui uma base de dados de “currículos confidenciais”. Aqui pode criar um breve perfil ou utilizar as instruções em linha para criar um currículo completo, escolhendo entre vários formatos.

Employers Online (www.employersonline.com) serve empregadores, recrutadores e candidatos a emprego, publicando tanto empregos como currículos. Centra-se nas áreas de vendas/marketing, informática/TI, medicina/profissional, engenharia/técnica e gestão/executivos. As pessoas que procuram emprego podem enviar currículos que são introduzidos numa base de dados para serem vistos por empregadores e recrutadores em todo o país. Os serviços incluem o acesso a empregos publicados no sítio, dicas sobre como redigir currículos e responder a perguntas de entrevistas, entre outros. É necessário registar-se para publicar um currículo, mas esse processo também é gratuito.

Outros sítios úteis incluem HotJobs (www.yahoo.hotjobs.com), CareerBuilder.com (www.careerbuilder.com), America’s Job Bank (www.jobsearch.org) e Career.com (www.career.com). Alguns sítios, como o oferecido pela Quintessential Careers (www.quintcareers.com), servem de portais para outros, neste caso oferecendo ligações para “os 10 principais sítios Web de emprego para quem procura trabalho”. Outro é o AllJobSearch (www.alljobsearch.com), que funciona como um motor de busca de emprego abrangente e fácil de utilizar. Basta introduzir uma palavra ou frase (por exemplo, assistente administrativo ou gestor de vendas) e indicar se pretende procurar em sítios Web, jornais ou grupos de notícias.

Em seguida, especifica as preferências geográficas, o tipo de emprego (por exemplo, a tempo inteiro, contrato, tempo parcial ou estágio), as datas de publicação que variam de um dia a trinta dias e a categoria do emprego. Aqui, as escolhas vão de “todas as categorias” a áreas específicas como contabilidade, arquitetura, biotecnologia e imobiliário. Uma vez clicada a tecla de pesquisa, o motor leva-o a uma listagem de todas as ofertas de emprego que correspondem a esse perfil.

Os serviços oferecidos pelos sítios de emprego variam consideravelmente. Alguns são gratuitos, enquanto outros são pagos. Normalmente, os serviços mais básicos não custam nada, mas o utilizador tem a opção de adquirir serviços adicionais, como aconselhamento profissional, elaboração de currículos e perfis de interesse profissional.

Uma estratégia é utilizar serviços que transmitem o seu currículo a várias fontes. Em www.blastmyresume.com, pode enviar instantaneamente o seu currículo por correio eletrónico para milhares de recrutadores, caçadores de talentos e empregadores. Embora ainda não se saiba até que ponto esta abordagem é eficaz, oferece a vantagem de colocar o seu currículo em ação numa base mais diversificada do que seria possível através do correio normal. É cobrada uma taxa, mas é muito inferior aos custos comparáveis de envio de cópias impressas.

A solução de desenvolvimento de currículos

Naturalmente, o seu computador pode fazer muito mais do que simplesmente ajudá-lo a encontrar empregos. É também uma óptima ferramenta para preparar currículos, cartas de apresentação, portefólios ou outros documentos.

A sabedoria convencional deixa claro que um currículo não lhe dará um emprego – apenas a oportunidade de se vender através de uma entrevista. Felizmente, os recursos disponíveis no seu PC também podem ajudar nesta matéria. Com o Microsoft Word ou qualquer outro software de processamento de texto, pode criar currículos e cartas de apresentação com um aspeto profissional que, no passado, teriam exigido as capacidades de um datilógrafo altamente qualificado. Uma vez criado um currículo básico, pode revê-lo sempre que necessário, imprimir qualquer número de cópias ou transmiti-lo eletronicamente a potenciais empregadores. Também é possível criar versões individualizadas adaptadas para atrair empregadores específicos ou enfatizar diferentes qualificações para diferentes tipos de cargos nos quais possa estar interessado.

Uma alternativa é obter um software como o WinWay Resume Deluxe, oferecido pela WinWay Corporation (www.winway.com). Este pacote inclui um programa de redação de currículos, milhares de exemplos de currículos, frases-chave que podem ser adicionadas ao currículo, um programa de redação de cartas e exemplos de cartas de apresentação.

Pode também tirar partido dos serviços de elaboração de currículos oferecidos por sítios de carreiras de base alargada ou por sítios especializados na elaboração de currículos em linha. Um exemplo deste último é o TotalResume.com (www.totalresume.com), um serviço pago que permite criar um currículo utilizando modelos acedidos online. Neste processo, o utilizador preenche formulários com as suas informações pessoais e profissionais únicas, tirando partido de palavras e frases de ação úteis, verificação ortográfica, pré-visualizações do seu currículo e a possibilidade de ver exemplos de currículos.

Quando o currículo estiver concluído, pode descarregá-lo como um documento Word, enviá-lo por correio eletrónico a potenciais empregadores e adicionar uma carta de apresentação. Também pode mantê-lo no local, actualizá-lo conforme necessário e disponibilizá-lo como uma página Web.

Como vê, o seu computador pode ser uma ferramenta muito poderosa para o ajudar na sua procura de emprego. Utilize o computador de forma eficaz e verá que os seus esforços de procura de emprego serão recompensados de forma satisfatória.