Como se candidatar a um emprego on-line

29
Como se candidatar a um emprego on-line

Em um mercado cada vez mais on-line, candidatar-se a empregos geralmente significa enviar seu currículo e carta de apresentação eletronicamente. Algumas empresas têm formulários de inscrição on-line em seus sites.

Em um mercado cada vez mais on-line, candidatar-se a empregos geralmente significa enviar seu currículo e carta de apresentação eletronicamente. Algumas empresas têm formulários de inscrição on-line em seus sites. Aqui, você pode escolher o emprego para o qual deseja se candidatar, inserir sua experiência de trabalho, habilidades e educação em campos on-line e, em seguida, enviar essas informações com um único clique de um botão.

Os formulários de inscrição on-line diferem uns dos outros e exigirão informações diferentes. Por exemplo, algumas empresas pedem que você “copie e cole” seu currículo e carta de apresentação em dois campos. Outros pedem que os candidatos preencham vários campos, como “experiência profissional”, “educação” etc. Outros ainda pedem que você faça as duas coisas: envie seu currículo e carta de apresentação e preencha os campos que exigem as mesmas informações relacionadas ao emprego.

Seja qual for o tipo de formulário de inscrição on-line que uma empresa possa ter, certifique-se de que todas as suas informações sejam publicadas em um campo ou outro. Não tenha medo de repetir informações, especialmente se o formulário solicitar um currículo e uma análise separada do seu histórico de trabalho. Suas informações serão carregadas automaticamente em um banco de dados on-line, onde os gerentes de contratação provavelmente procurarão palavras-chave. Quanto mais vezes suas palavras-chave aparecerem, melhor.

Embora algumas empresas, especialmente as grandes, tenham formulários de inscrição on-line, muitas outras simplesmente pedem que os candidatos enviem seus materiais de inscrição por e-mail para a pessoa apropriada ou para um endereço geral de emprego, como “hiringmanager@anycompany.com”. Aqui, é preciso ter cuidado. Certifique-se de enviar seu currículo e carta de apresentação exatamente como o gerente de contratação solicitar.

Alguns empregadores preferem que o currículo e a carta de apresentação sejam anexados como documentos separados (geralmente em um formato Somente Texto ou como documentos do Microsoft Word). Outros empregadores querem que a carta de apresentação esteja no corpo de um e-mail, mas o currículo seja anexado separadamente. Outros ainda preferem que tanto o currículo quanto a carta de apresentação sejam colados no corpo de um e-mail. Para o último, certifique-se de que seus documentos sejam fáceis de ler.

Os currículos, que têm um formato bastante complicado, geralmente parecem confusos quando são transplantados para o corpo de um e-mail. Diz a recrutadora Beth Camp: “Se você enviar um currículo por e-mail, ele tem que ter a mesma aparência de um currículo escrito. Eu aconselho enviar um currículo como anexo e no corpo do seu e-mail.” Esta é uma boa maneira de evitar um possível fiasco de formatação. Outra maneira é enviar seu currículo e carta de apresentação eletronicamente e, em seguida, enviar cópias impressas também.

Alguns candidatos a emprego optam por comprar nomes de domínio e criar seus próprios sites com o propósito de colocar seus currículos (e outros materiais de inscrição) online. A vantagem de formatar seu currículo usando HTML e torná-lo uma página estática da Web é que qualquer pessoa pode ver seu currículo em seu formato adequado simplesmente visitando seu site. Assim, em vez de enviar seu currículo por correio ou e-mail toda vez que quiser que alguém o veja, você pode simplesmente dar às partes interessadas o endereço da Web correto e elas podem encontrá-lo por si mesmas.

Um bônus adicional de ter seu currículo em uma página da Web é que você pode atrair o interesse de recrutadores e empregadores que você nem sequer havia considerado. Para facilitar o download do seu currículo, você pode incluir em seu site cópias do seu currículo em PDF (formato de documento portátil) e arquivos do Microsoft Word.

Infelizmente, há desvantagens em colocar seu currículo em um site. Uma desvantagem é que suas informações se tornam acessíveis a todos, até mesmo visitantes indesejados. Por esse motivo, você nunca deve divulgar seu endereço residencial, número de previdência social ou qualquer outra informação pessoal. Outra desvantagem é que nem todos os gerentes de contratação farão o possível para visitar seu site. Mesmo que seu currículo esteja a apenas um clique de distância, muitos gerentes de contratação preferem que você o envie por correio ou e-mail.

Em termos de como você envia seus materiais de inscrição, não seria sensato ir contra os desejos explícitos de um empregador. Por exemplo, não envie um anexo quando for solicitado copiar e colar. Algumas empresas evitam anexos porque temem pegar um vírus, ou porque não têm software compatível, ou porque simplesmente não querem se incomodar com a etapa extra de abrir um documento.

Ao montar seus materiais de inscrição e colocá-los em um e-mail, não preencha o campo “para” até terminar. É muito fácil enviar acidentalmente um e-mail inacabado para uma empresa, eliminando assim suas chances de causar uma boa primeira impressão e, muito provavelmente, de conseguir uma entrevista. Se lhe pediram para copiar e colar seu currículo e carta de apresentação, certifique-se de escanear o resultado final pelo menos uma vez para problemas de formatação e, em seguida, usar um corretor ortográfico uma última vez.

Se você estiver anexando seus documentos, tenha certeza absoluta de que está anexando as versões corretas (ou seja, as versões personalizadas e atualizadas da empresa) ao empregador. Além disso, certifique-se de que eles estejam rotulados de forma profissional. Um candidato a emprego lamenta sua decisão de salvar versões diferentes de seu currículo sob títulos como “Currículo para empregos de sourcing estratégico”. Diz o candidato: “Eu estava me candidatando a três tipos diferentes de cargos. Mas não queria que todos os possíveis empregadores soubessem disso. Ao rotular meus currículos de saída da maneira que fiz, eu praticamente transmiti o fato de que não tinha uma direção de carreira clara”.

Provavelmente, a melhor estratégia para salvar seu currículo é fazê-lo apenas com seu nome (exemplo: currículo Simone Piette) ou com seu nome e o nome da empresa (exemplo: currículo Greenfield de Simone Piette). Não se esqueça de dizer no seu e-mail o que você anexou e também qual software você usou. Por exemplo, você pode dizer no corpo do seu e-mail: “Por favor, veja meu currículo em anexo no Microsoft Word versão 2002.”

Antes mesmo de um gerente de contratação abrir seu e-mail, ele deve saber exatamente quem você é e para qual emprego você está se candidatando. Na linha “Assunto”, escreva seu nome, o nome do cargo (e número do cargo, se listado) e o conteúdo da sua inscrição (por exemplo, “currículo e carta de apresentação de Simone Piette para o cargo de Assistente Executiva”).

Se você foi indicado para um cargo por outra pessoa, certifique-se de “cc” (cópia carbono) ou “bcc” (cópia oculta) da sua referência quando se candidatar. Ou seja, adicione o e-mail dessa pessoa ao campo “cc” ou “bcc”, o que permitirá que essa pessoa receba uma cópia exata do e-mail que você está enviando ao gerente de contratação. O motivo pelo qual você quer “cc” ou “bcc” seu referenciador é porque você quer mantê-lo informado. Afinal, se alguém se ofereceu para ajudar você, ele deve saber em que estágio você está no processo de inscrição. (Observação: alguns programas de e-mail não oferecem campos “cc” ou “bcc”, nesse caso você vai querer enviar um e-mail para sua referência separadamente.)

Finalmente, certifique-se de salvar uma cópia do seu e-mail de saída na sua pasta “E-mails Enviados”, apenas no caso do e-mail não passar e você precisar enviá-lo novamente.