O que importa é quem conheces, NÃO o que conheces! Mas, e se não conheceres ninguém? Então, o que é que se deve fazer? É preciso ir à caça e fazer contactos. Para encontrar um emprego, a primeira regra é fazer da procura de emprego o seu TRABALHO!
Índice de Conteúdo
Encontrar um emprego é o seu trabalho
Se está desempregado, deve reservar pelo menos 6 a 8 horas de cada dia útil para se candidatar a empregos, fazer contactos, entrevistas e manter-se informado sobre o seu sector. Esta estratégia permite-lhe sempre conseguir um emprego em menos tempo. O seu objetivo deve ser candidatar-se a um mínimo de 3 empregos por dia. Deve gerir uma lista de contactos de todas as pessoas com quem contacta direta ou indiretamente.
Se já tem um emprego, então não deve procurar emprego. Mas, se é imperativo encontrar um novo emprego, então será mais difícil encontrar o tempo adequado para a procura de emprego, pelo que deve reservar o tempo para a sua procura de emprego à medida que este se torna disponível.
Analisar o seu ofício
Deve conhecer o seu ofício. Conheça as competências que possui e o nível em que tem melhor desempenho. Avalie-se de forma justa, não subestime o seu talento. Conheça o seu valor, mas é melhor saber o mínimo (salário) que está disposto a aceitar.
É importante conhecer o seu conjunto de competências. Conhecer esta informação ajudá-lo-á a avaliar melhor o cargo que procura. Conseguir um emprego não é apenas uma questão de o empregador encontrar a pessoa ideal, é também uma questão de você encontrar a pessoa ideal. Pesquise o salário para o seu cargo em sites como Salary.com, SalaryExpert.com e PayScale.com. Quando estiver familiarizado com o salário, deve manter-se pelo menos $5.000 dentro desse intervalo (por exemplo, se o salário previsto para o cargo for de $45.000, deve procurar uma oportunidade entre $40.000 e $45.000 ou $45.000 e $50.000, dependendo do seu nível de competências para o cargo).
Prepare o seu currículo
Deve atualizar o seu currículo atual ou criar um novo currículo. O seu currículo original deve ser genérico, mas rico em palavras-chave. A versão genérica NÃO deve conter saudações formais a nenhuma entidade em particular. Basicamente, deve poder candidatar-se a qualquer emprego com a versão genérica sem qualquer edição. Deve estar facilmente disponível para um acesso rápido e uma candidatura rápida. A versão genérica será utilizada para publicar em painéis de emprego, para que os empregadores a vejam quando pesquisarem na base de dados. A edição do seu currículo para cumprimentos formais deve ser feita no momento da candidatura a um emprego.
O seu currículo deve ser rico em palavras-chave, porque quando os empregadores/recrutadores procuram currículos nas bases de dados, normalmente utilizam palavras-chave para encontrar empregados. Se o seu currículo tiver a densidade e a estratégia de palavras-chave adequadas, é mais provável que apareça nos resultados da pesquisa (por exemplo, se o emprego que procura é “serviço ao cliente”, o seu currículo deve centrar-se na palavra-chave “serviço ao cliente”).
Muitos defendem que um currículo de uma página é o melhor currículo, mas, na minha experiência, um currículo de uma página não fornece informações suficientes para quem tem um historial extenso. Neste caso, sugiro que não exceda 2 páginas, a não ser que o emprego a que se está a candidatar esteja relacionado com as tecnologias da informação ou dependa de pormenores alargados dentro da indústria, então é (por vezes) melhor listar ou adicionar todos os produtos, programas, serviços e tecnologias em que tocou, com que trabalhou ou de que tem conhecimento. Mesmo assim, não ultrapasse as 3 páginas nesta altura, o que pode ser demasiado. No entanto, devo admitir que já vi currículos de 5 páginas altamente detalhados e ricos em palavras-chave que receberam uma taxa de resposta muito elevada.
Nunca se vanglorie no seu currículo. Seja sincero e enumere os seus objectivos, competências, experiência profissional, formação e conhecimentos.
Se não tiver a capacidade ou o tempo para criar um currículo premiado, pode valer a pena investir num serviço profissional de redação de currículos.
Estabeleça os seus contactos
A melhor forma de estabelecer contactos é telefonar diretamente ao empregador ou ao recrutador. Normalmente, esta informação é disponibilizada quando se candidata a um emprego online. Se estiver num site de emprego como: Monster.com, CareerBuilder.com, ou um quadro de empregos de nicho como: DataCenterLife.com, é muito provável que as informações de contacto se encontrem na página do anúncio de emprego. Se estiver a candidatar-se através de um site de empregadores, é muito provável que as informações de contacto se encontrem na página “Contacte-nos”, normalmente na barra de navegação dos sites. Respeite os desejos dos empregadores e dos recrutadores que afirmam NÃO contactar por telefone.
Deve criar um contacto para cada emprego a que se candidata.
Gerir a sua lista de contactos
Todos os empregadores ou recrutadores com quem entrar em contacto direta ou indiretamente devem ser adicionados à sua lista de contactos. A sua lista de contactos deve incluir o nome da empresa, o nome do contacto, o endereço de correio eletrónico, o número de telefone e o cargo. Deve também ter um campo ou método que indique a última vez que falou ou contactou cada contacto. Isto é importante para que não cometa o erro de contactar alguém com quem falou dias antes, além de o ajudar a gerir o tempo entre cada contacto. Deve fazer o seguimento dos seus contactos pelo menos uma vez por semana ou de 7 em 7 dias úteis.
Fora do trabalho. Fora do circuito.
O facto de estar desempregado não significa que tenha de ficar para trás no seu sector. Deve manter-se familiarizado com o seu sector e gastar o seu tempo de forma sensata. Estude o mercado do seu sector e conheça as novas tecnologias que estão a ser utilizadas no seu sector de trabalho. Mantenha-se à tona, utilize os seus recursos, tais como: a Internet, os jornais, os meios de comunicação social, os amigos e os ex-colegas de trabalho para saber o que se passa no seu sector de atividade. Se estiver desempregado há meses e não fizer ideia de uma nova aplicação que está a ser utilizada por todos os profissionais do seu sector, ficará mal visto numa entrevista quando não fizer ideia do que estão a falar e afirmar que é um profissional competente no sector. Tenha os olhos postos no prémio e saiba o que faz. Mesmo que não seja um perito na matéria, tenha pelo menos os conhecimentos básicos.
Não atenda o telefone
Só tem uma oportunidade de causar uma boa impressão, não a desperdice! Não atendas o telefone se estiveres demasiado ocupado para falar. Se vires um número que não reconheces, presume que se trata de um empregador ou recrutador e não deves atender a chamada se estiveres demasiado ocupado. Não há nada pior do que um bebé a chorar ao fundo, uma grande escavadora de um estaleiro de construção próximo, o som de um autoclismo, uma conversa de terceiros ao fundo ou estar numa zona de chamada interrompida quando um empregador ou recrutador telefona. Deve estar concentrado, descontraído, calmo e pronto a responder a todas as perguntas rapidamente e sem interrupções quando o telefone tocar, caso contrário, deixe que o seu serviço de correio de voz receba a chamada e retorne a chamada mais tarde, quando for mais conveniente.
Dê a si próprio uma pausa
Sugiro também que tire uma folga na sexta-feira, não faça nenhuma procura de emprego ou entrevista nesse dia, divirta-se. Aproveite o fim de semana de três dias. A única razão para marcar a sexta-feira para uma entrevista é se o empregador ou o recrutador a marcarem. Nunca incomode o seu entrevistador, a não ser que seja um risco de vida ou extremamente importante. Se estiver demasiado ocupado ou não puder atender o telefone, certifique-se de que tem um serviço de correio de voz configurado.
Entrevista
Trabalhou arduamente para conseguir uma entrevista. Ter uma entrevista bem sucedida é tão importante como conseguir o emprego. Isso determina tudo. A preparação para a entrevista deve começar no momento em que a entrevista é marcada. Deve estudar os antecedentes da empresa. Deve estar familiarizado com o que a empresa faz e com os seus procedimentos. A maior parte desta informação encontra-se normalmente no sítio Web da empresa (por vezes, está enterrada no próprio sítio, pelo que poderá ter de fazer alguma pesquisa). Deve preparar as perguntas que poderá fazer ao entrevistador sobre a empresa e/ou o cargo. Deve familiarizar-se ou atualizar-se com os requisitos/qualificações do cargo. E, mais importante ainda, deve ter uma boa noite de sono antes da entrevista, pelo menos 8 a 10 horas de descanso.
Deve ter, pelo menos, dois fatos de trabalho para a entrevista. Se tiver uma segunda entrevista, deve poder mudar para um fato diferente. Os fatos devem ser apenas de três cores: preto, azul-marinho ou cinzento. Certifique-se de que está bem arranjado para a entrevista.
Deve chegar à entrevista com 10 a 15 minutos de antecedência. Nunca deve chegar a uma entrevista de mãos vazias. Deve ter, pelo menos, uma pasta de trabalho com papel de bloco de notas, uma caneta e uma cópia impressa do seu currículo.
Durante a entrevista, deve descontrair-se e ser você mesmo. Deve estar concentrado, articular-se bem e ser perspicaz. Estabeleça um contacto visual não ofensivo com o entrevistador. Faça perguntas sobre a empresa e o cargo. Pergunte ao entrevistador qual é o seu cargo e há quanto tempo está na empresa. Pergunte ao entrevistador porque é que o lugar está disponível e porque é que a última pessoa deixou a empresa. Pergunte ao entrevistador quando é que esperam preencher o lugar disponível? Peça ao entrevistador um cartão de visita ou uma forma de o contactar se tiver alguma dúvida mais tarde.
Lembre-se de ser você mesmo e de que o entrevistador é apenas um ser humano, tal como você. Se não conseguir o emprego, tente e volte a tentar, até conseguir um emprego. Muitas vezes, uma entrevista é uma demonstração da sua personalidade e carácter. Se representou de forma verdadeira e adequada o seu conjunto de competências no seu currículo, então o entrevistador já sabe que é capaz de lidar com o trabalho.
Está contratado!