5 competências profissionais para ser promovido

30
Cinco competências profissionais para ser promovido

Sabe que merece um aumento ou uma promoção, mas não consegue chamar a atenção do seu chefe para o provar. O que é que uma rapariga pode fazer? Numa economia pós-11 de setembro, em que muitos empregadores se contentam em manter o que está provado e é confortável, convencer a sua empresa a arriscar em si é um verdadeiro desafio. Eis cinco formas simples de fazer brilhar o seu potencial, independentemente da área em que se encontra.

Faça o que fizer, faça-o bem.

A McDonald’s ganhou a reputação de ser o clássico Plano B para os que abandonam o liceu e os licenciados. “Queres batatas fritas com isso?” Poucas pessoas sabem que até a McDonald’s tem o seu próprio concurso interno para os empregados com as melhores competências profissionais. Todos os anos, centenas de jovens empregados competem utilizando as suas capacidades de serviço e de preparação de alimentos. Tenho a certeza que os concorrentes concordam que estão a ser julgados com base em técnicas que a maioria dos empregados ignora totalmente.

    Não importa o quão insignificante acredite ser o seu trabalho, pode fazê-lo com classe e orgulho. Então, está preso numa posição de estagiário de merda, passando os seus dias a servir café e a arquivar papéis. Basta fazer o seu trabalho, e é isso que as pessoas vão esperar das suas capacidades. Serve o café com estilo e torna-te o arquivador mais rápido do escritório, e as pessoas vão ver que estas competências estão abaixo do teu QI e que és capaz de muito mais.

    Pense como um chefe.

    Quando se foi treinado para pensar como um índio durante tanto tempo, é um verdadeiro desafio reconhecer a perspetiva de um chefe. Os chefes devem pensar no panorama geral, nos efeitos a longo prazo dos projectos, nos aspectos financeiros do negócio e na forma como as mudanças afectarão o bem-estar de toda a organização. Espera-se que sejam criativos, que compreendam todas as áreas sob o seu controlo, que se lembrem de dados importantes de imediato e que saltem edifícios altos de uma só vez.

    A sua equipa procura as pessoas que se destacam e que mostram interesse em expandir as suas funções. Embora não possa aspirar a ser a Super-Mulher, proponha novas ideias ao seu chefe e explique como estas beneficiarão a empresa. Passe algum tempo a fazer perguntas sobre outras funções da empresa.

      “Quando entrei para os bombeiros voluntários, fiz muitas perguntas sobre a minha área e sobre coisas fora da minha área”, diz Kimberly Dawn Wells, uma escritora freelancer do Wisconsin. “Fui a muitas reuniões e aprendi sobre as funções do departamento e sobre o combate a incêndios como profissão. Os chefes notaram realmente o meu interesse e consideraram-me logo uma líder. Consideravam-me inteligente, só porque fazia perguntas e tinha interesse. Viram que eu era capaz de me aguentar”.

      Se nunca sair da sua função atual, as pessoas não o verão como capaz de crescer. Não pode ser promovido se não souber como lidar com as responsabilidades do seu cargo.

      Não seja insubstituível.

      Especialmente quando está numa organização onde tem uma função muito especializada, não faça o seu trabalho tão bem que o seu chefe prefira mantê-lo onde está em vez de o promover. Partilhe os seus conhecimentos com os outros. Ensine as pessoas a fazerem bem o seu trabalho e certifique-se de que o seu chefe se apercebe disso.

        “Temos muitos professores que são tão bons no que fazem que contratá-los para um cargo administrativo seria uma perda para o nosso distrito.” Kimberly também é funcionária do conselho escolar. “Adoramos que estas pessoas estejam por perto para orientar os nossos outros professores, de modo a que eles possam avançar na sua carreira e nós continuemos a beneficiar dos seus conhecimentos. Ajudam todos os nossos professores a crescer”.

        Compreenda o seu contributo para a sua organização.

        Independentemente da sua posição na lista de antiguidade ou na escala salarial, é importante compreender onde se encaixa no futuro da sua empresa e porque é um ativo valioso. Antes de mais, deve certificar-se de que pode defender o seu emprego se for necessário. Se não conseguir explicar à sua entidade patronal por que razão precisa de si, esta poderá considerar o seu emprego dispensável. Em segundo lugar, se não souber qual o valor específico que traz para o resultado final, está a perder a oportunidade de negociar algo melhor. Em terceiro lugar, se decidir deixar o seu emprego atual e procurar emprego noutro local, precisa de causar uma primeira impressão forte, competente e lucrativa ao seu novo patrão.

        Vista-se para o emprego que quer, não para o emprego que tem.

        Esta afirmação vai muito para além do vestuário. Tem a oportunidade de “ser” o seu “eu” promovido em tudo o que faz. Quando fizeres apresentações, não sejas apenas a Kate, a secretária. “Seja” a essência de Kate, a chefe de equipa. Não trate as queixas como Alyssa, a barrista. “Seja” Alyssa, a gestora. Não venhas para o trabalho com uma vaga ideia do que tens de fazer durante a semana. “Seja” Valerie, a Vice-Presidente Sénior de Finanças, e domine o seu plano semanal.

          Saia do seu título e pense em como pode desempenhar o papel do seu cargo ideal. É claro que a sua atuação não deve incluir a ultrapassagem de limites que possam comprometer o seu trabalho. Pergunte a si próprio: “Se eu estivesse a planear esta campanha como diretor executivo, o que faria de diferente?” Acrescente os últimos pormenores para que o seu trabalho brilhe realmente.

          Pode estar a pensar: “Isto é muito trabalho extra para o qual não estou a ser pago. O que é que eu ganho com isso?” Infelizmente, acabamos o liceu e a faculdade com muitos factos memorizados e muito poucas competências transversais aplicáveis. Demasiadas pessoas que são promovidas são as melhores do grupo de candidatos, mas não necessariamente a melhor pessoa para o cargo. Ao desenvolver estas competências profissionais, está a demonstrar uma inteligência emocional elevada que os empregadores concordam ser tão ou mais importante do que as competências técnicas. Será necessário algum tempo e esforço extra para obter a atenção de que necessita, mas vale bem a pena a satisfação de saber que está finalmente na posição que merece.