Como Identificar um Golpe de Trabalho em Casa

33
Como Identificar um Golpe de Trabalho em Casa

Com todas as oportunidades de trabalho em casa anunciadas atualmente, pode ser difícil distinguir os verdadeiros empregos das burlas. Aqui estão algumas dicas que o ajudarão a determinar se um emprego é legítimo ou uma fraude em apenas alguns minutos.

É cobrada uma taxa?

Se sim, trata-se de uma fraude. Uma empresa legítima não lhe cobrará para trabalhar para ela. Ponto final. Ocasionalmente, encontrará empresas que cobram pela formação, mas na maioria das vezes deduzem o custo dos seus primeiros pagamentos. No entanto, isto é raro. A maioria das empresas oferece formação gratuita. Há também algumas empresas que cobram o custo de uma verificação dos seus antecedentes. Mais uma vez, isto é muito raro.

As oportunidades de negócio em casa cobram frequentemente uma taxa de arranque, que inclui um kit com amostras de produtos, informações sobre formação e muito mais. Não confunda estas oportunidades com postos de trabalho à distância. Muitas vezes, são anunciadas apenas como “trabalho em casa”, sem indicar se se trata de um emprego ou de uma oportunidade de negócio. Se houver um kit de arranque que tenha de comprar, trata-se de uma oportunidade de negócio. Se houver uma “taxa” para começar a trabalhar para eles (frequentemente designada por taxa de candidatura ou taxa administrativa), trata-se de uma burla.

O sítio Web é de má qualidade?

Este facto, por si só, nem sempre indica uma burla. Também já vi algumas empresas legítimas com sítios Web horríveis. No entanto, os sítios Web dos burlões são geralmente muito mal elaborados, com toneladas de erros ortográficos e gramaticais por todo o lado. Nem sempre – por vezes, têm conhecimentos de web design e um corretor ortográfico.

Além disso, estão a utilizar um alojamento Web gratuito, como o Geocities ou o Bravenet? (Exemplo: Se o nome do domínio for http://XYZClerical.bravehost.com ou http://www.geocities.com/XYZClerical – estão a utilizar um alojamento Web gratuito. Se tiver o seu próprio domínio, o nome de domínio seria o seguinte: http://www.XYZClerical.com) Hoje em dia, o alojamento de sítios Web é tão acessível que é raro encontrar empresas legítimas que utilizem um alojamento Web gratuito.

Informações de contacto

Clique na página “Contacte-nos” (ou “Sobre nós”) do sítio Web. Existe uma morada e um número de telefone? Ou apenas um endereço de correio eletrónico ou uma caixa postal? As empresas legítimas fornecerão as suas verdadeiras informações de contacto. O endereço de correio eletrónico é de um fornecedor de correio eletrónico gratuito, como o Yahoo ou o Hotmail? Isto nem sempre significa que se trata de uma fraude, por vezes as empresas não querem utilizar o seu endereço principal e são bombardeadas com currículos.

Ainda assim, tenha cuidado se vir uma conta de correio eletrónico gratuita a ser utilizada, especialmente se for a única forma de contacto disponível. Se for fornecido um número de telefone, ligue para ele. Atendem com o nome da empresa, como se fosse uma empresa a sério? Ou é remetido diretamente para uma caixa de correio de voz? Mais uma vez, isso pode não significar que se trata de uma burla, mas apenas algo a considerar.

Testemunhos

O sítio Web apresenta testemunhos? Normalmente, trata-se de críticas positivas de pessoas que, alegadamente, estão a trabalhar em casa para essa empresa. Porque é que uma empresa quereria fazer isto? Lembre-se disto: os testemunhos são mais frequentemente utilizados em textos de vendas. Se utilizarem testemunhos, estão a tentar “vender-lhe” algo. As empresas legítimas raramente os utilizam. Já vi algumas empresas reais com testemunhos nos seus sítios Web, por isso acontece, mas não é frequente.

Alegações de renda excessiva

“Trabalho fácil, ótimo salário!” Essa é uma grande bandeira vermelha. Nenhum empregador legítimo vai ostentar trabalho fácil por um ótimo salário. Em vez disso, eles geralmente dizem: “Salário compatível com a experiência”. Ou seja, se você tem experiência nessa área, provavelmente ganhará mais dinheiro do que alguém que não tem. Se um anúncio afirma: “Não é necessária experiência!” – tenha cuidado. Certamente há empregadores que irão treiná-lo e não exigem experiência, mas se um anúncio estiver ostentando o fato de que você não precisa de experiência e ganhará muito dinheiro, cuidado.

Especialmente para trabalhos para os quais você esperaria precisar de experiência, como digitação ou entrada de dados. Se o trabalho for extremamente simples (como encher envelopes), pergunte-se por que uma empresa pagaria tanto dinheiro para alguém encher envelopes quando poderia comprar uma máquina para fazer isso por muito menos dinheiro? Use o bom senso. Compare o trabalho com a renda. Parece próximo do que você ganharia na sua área local? (A maioria dos trabalhos em casa paga MENOS do que você ganharia fora de casa, não mais.)

Alvo em grupos específicos

O anúncio foca em um grupo específico de pessoas, como mães, aposentados ou estudantes universitários? Isso geralmente é um sinal de alerta. Por que um empregador legítimo se importaria se seus funcionários são mães, pais, avós ou qualquer outra coisa? A única exceção que consigo pensar talvez sejam contratos para modelos e atores. Obviamente, às vezes as agências precisam de pessoas com uma certa aparência ou de uma certa faixa etária. Caso contrário, tome cuidado com qualquer empresa que anuncie apenas para mães ou outros grupos.

Envolvendo suas contas pessoais

Isso é importante. Há um golpe comum acontecendo agora que envolve uma empresa estrangeira querendo que você venda produtos no eBay usando sua própria conta e aceite pagamentos dos compradores. Você então subtrai sua “comissão” e encaminha o resto do dinheiro para a empresa e eles enviam o produto para o cliente. Errado.

O que realmente acontece é que a empresa pega o dinheiro e nunca envia os produtos, e agora você está em apuros com o eBay por pegar o dinheiro e não entregar o produto. É incrivelmente fácil para empresas legítimas obterem uma conta de comerciante hoje em dia, não há razão para que elas precisem que você use sua própria conta e encaminhe o dinheiro para elas. Não caia nisso.

Outro golpe semelhante é uma empresa (ou indivíduo) que precisa enviar uma grande quantia de dinheiro por cheque para você, eles pedem para você depositar o dinheiro em sua conta e então sacar a maior parte (você fica com uma parte para seus problemas) e enviá-lo para eles pela Western Union ou outro sistema de transferência de dinheiro. Infelizmente, o cheque leva alguns dias ou até mesmo algumas semanas para ser devolvido, e agora você deve esse dinheiro de volta ao banco. Exceto que você não o tem, porque você já o transferiu para a pessoa que lhe enviou o cheque! Fique longe de qualquer tipo de “trabalho” que exija que você use suas próprias contas.

Pedir muitas informações

O aplicativo pede informações pessoais como seu estado civil, quantos filhos você tem, sua idade, origem étnica, etc.? Os empregadores não têm o direito de fazer essas perguntas. É ilegal para eles basear sua elegibilidade nesses fatores, e você não é obrigado a fornecer essas informações. Além disso, não forneça seu número de cartão de crédito, número de previdência social ou informações bancárias a nenhuma empresa, a menos que você saiba que elas são legítimas.

A empresa só precisará dessas informações se realmente estiver contratando você. Recomendo deixar isso em branco ao se candidatar a empregos. Se você for contratado, eles devem fornecer um formulário de imposto real para preencher, onde você fornecerá seu número de previdência social. (Não envie apenas por e-mail para eles.) Para informações bancárias, eles só precisam disso se você estiver se inscrevendo para depósito direto, e eles devem fornecer um formulário de depósito direto real para preencher e enviar por fax ou correio.

Eles não devem precisar do número do seu cartão de crédito por nenhum motivo. Se eles estiverem pagando você pelo Paypal ou outro sistema de pagamento online, você pode fornecer seu endereço de e-mail do Paypal a eles, mas NÃO dê a eles a senha! (Sim, eu já vi uma “empresa” solicitando isso aos candidatos antes.)

Pesquisa Whois

Acesse http://www.whois.com e pesquise o nome do domínio (http://www.company.com). Quem aparece como o Registrante? O nome da empresa ou um indivíduo? É possível que o domínio do site possa ser registrado sob o nome pessoal do proprietário em vez do nome da empresa, então isso por si só não significa que seja um golpe. É um registro privado (você não consegue os detalhes)? Novamente, isso por si só não significa que seja um golpe necessariamente.

Finalmente, veja a data em que o domínio foi registrado. Se o site der detalhes sobre há quanto tempo a empresa está no mercado e o registro do domínio for muito diferente disso, desconfie. Se eles alegarem que oferecem trabalhos em casa há 10 anos, mas ao pesquisar o nome do domínio você vê que eles estão online há alguns meses, isso é um sinal de alerta.

Faça alguma pesquisa

Anote o nome da empresa e o nome sob o qual o domínio está registrado (se aplicável). Acesse http://www.google.com e digite o nome da empresa entre aspas, mais a palavra Golpe, assim: “Nome da empresa” + golpe – veja o que aparece. Alguma experiência negativa detalhada nos fóruns de mensagens? Faça o mesmo com o nome do indivíduo sob o qual o domínio está registrado. (Tente também substituir a palavra “golpe” pelas palavras “esquema” ou “fraude”.) Você também pode pesquisar páginas que mencionam o nome do domínio da empresa, assim: “www.companywebsite.com” – o Google retornará resultados em qualquer página que mencione esse termo. Em seguida, acesse http://www.BBBOnline.comhttp://www.RipoffReport.com – e http://www.ScamBusters.org e pesquise o nome da empresa e do indivíduo.

Pergunte por aí

Se você ainda não encontrou nenhuma informação negativa (ou nenhuma informação), pergunte por aí. Visite os fóruns de mensagens de trabalho em casa e pergunte sobre a empresa. Use a função de pesquisa do fórum para pesquisar o nome da empresa e o nome do indivíduo. Se for um golpe, certamente alguém já ouviu falar deles.

Finalmente, compare qualquer posição de trabalho em casa com posições disponíveis em sua área local. O trabalho online parece algo que você faria em um ambiente de escritório? O pagamento corresponde ao nível de experiência necessário? O pagamento corresponde à complexidade do trabalho? Uma empresa poderia automatizar as funções do trabalho em vez de pagar milhares de dólares para fazê-lo? Lembre-se de que a maioria das empresas está tentando economizar dinheiro, não enriquecer seus funcionários.

Mais importante, ouça seu instinto. Se algo parece bom demais para ser verdade, provavelmente é. Ouço muitas pessoas dizendo: “Tive um mau pressentimento sobre isso, mas queria que fosse verdade, então arrisquei”. Não faça isso. Se você tiver ALGUMA dúvida ou preocupação, preste atenção a elas. Você se poupará de muita dor mais tarde.