Elaborando um currículo: entrando na aviação executiva

33
Entrando na aviação executiva: elaborando um currículo

Escrever um currículo pode ser uma das partes mais assustadoras de qualquer busca de emprego. Francamente, é um dos elementos mais importantes para ajudar você a encontrar trabalho. Um bom currículo pode abrir portas, enquanto um mal escrito certamente fechará essas mesmas portas. Na aviação, há certas coisas que devem ser incluídas em um currículo para ajudar você a ser notado: ser notado é, claro, o primeiro passo para garantir uma entrevista que pode levar ao emprego.

Não existe um currículo “tamanho único” que garanta o sucesso. Em meus muitos anos de revisão de currículos de pilotos e, mais tarde, de comissários de bordo, vi enviados desde tratados de várias páginas até resumos de dois parágrafos. Como comissário de bordo particular, seu currículo deve ficar em algum lugar entre os dois: uma cópia de uma página é o tamanho preferido neste setor.

A parte superior do seu currículo deve incluir o seguinte:

  1. Seu nome
  2. Seu endereço completo: número da casa ou apartamento, rua, cidade, estado, CEP e país, se estiver se candidatando internacionalmente.
  3. Seu número de telefone residencial.
  4. Seu telefone celular ou número secundário, como uma máquina de fax.
  5. Seu endereço de e-mail.

Essas informações devem ser centralizadas para facilitar a leitura e sua cópia deve estar em papel branco ou off-white. Sem fontes extravagantes, sem cores chamativas, nada para destacá-lo. Por quê? É mais do que provável que seja jogado no lixo se não for visualmente atraente. Confie em mim: na aviação executiva, que geralmente é um campo muito conservador, o autopromotor extravagante é frequentemente ignorado.

O que se segue está aberto ao debate. Algumas pessoas de recursos humanos insistem que você precisa de um Objetivo em seu currículo, enquanto outras não. Se você incluir um Objetivo, escreva uma declaração forte e positiva de sua carreira e objetivo de trabalho, concentrando-se em seus pontos fortes e como você pode agregar valor a um potencial empregador. Ao criar seu objetivo, use uma linguagem clara e concisa. Uma das vantagens de incluir um Objetivo é que ele tende a definir o tom para a página inteira. Deixar um de fora às vezes é preferível se você estiver se candidatando a cargos diferentes. Sempre declare no Objetivo o que você pode contribuir para a empresa e não o que você quer obter da empresa.

Depois de escrever seu Objetivo, você deve acompanhar seu histórico de trabalho. Por favor, se você trabalha há muitos anos, pode considerar limitar suas informações aos últimos dez anos. Um currículo não é seu histórico de trabalho, mas sim um resumo de quem você é e do que você traz para a mesa. Guarde os detalhes essenciais para o formulário de inscrição. Isso é particularmente importante se você tiver mais de 40 anos: não se iluda pensando que a discriminação por idade não ocorre. Você quer conseguir a entrevista e depois trabalhar para conseguir o emprego durante a entrevista. Em algumas situações, você nem conseguirá a entrevista se alguém descobrir que você tem 49 anos. Isso é legal? Normalmente, não. É comprovável? Você provavelmente nunca descobrirá.

Depois de incluir seu histórico de trabalho, você precisará listar seu treinamento. Se você concluiu FACTS, Alteon, FlightSafety, etc., então explique. Inclua locais de treinamento, datas e uma breve sinopse do treinamento. Por exemplo, “treinamento de saída de emergência, procedimentos médicos de emergência, segurança alimentar e artes culinárias, serviço de vinhos, etc.” Não escreva vários parágrafos, mas inclua algumas informações sobre o que foi realizado durante seu treinamento. Ter outros tipos de treinamento relacionados ao campo pode e deve ser mencionado também, incluindo: serviço de alimentação, cursos de vinhos, treinamento de idiomas, etc. A seção de treinamento poderia facilmente ser intitulada “Educação” e incluir diplomas universitários e outros treinamentos pós-ensino médio também.

Referências: Não inclua referências em seu currículo! Se você sentir necessidade de mencionar referências, conclua seu currículo com algo assim: Referências fornecidas mediante solicitação. É isso. Nada extravagante. Se você mencionar que as referências serão incluídas posteriormente, certifique-se de ter pelo menos três, esteja preparado para apresentá-las mediante solicitação e certifique-se de que suas referências saibam que você as está usando como referências.

Hobbies: Hmmm… Não sei por que algumas pessoas sentem a necessidade de incluir detalhes sobre como passam seu tempo livre. Talvez estejam tentando dizer à pessoa que está lendo o currículo que são uma pessoa completa. Na minha opinião, guarde esses detalhes para sua entrevista.

Outras informações pessoais: Na maioria dos estados, fornecer o estado civil, idade, altura e peso é ilegal. Se você estiver se candidatando a um emprego no exterior, a empresa ou agência pode querer essas informações, além de uma foto sua de corpo inteiro e uma foto de rosto. Ouvi objeções de alguns sobre essa prática em particular. Lembre-se: a Declaração de Direitos dos EUA para em nossas fronteiras. Se você quiser trabalhar internacionalmente, deve respeitar as leis e costumes locais. Sua opinião provavelmente não moldará o que eles querem; se você não gosta, não se inscreva.

Faculdades e universidades são instituições importantes onde muitos tentam pela primeira vez elaborar um currículo. Gosto do que a University at Buffalo School of Management tem a dizer sobre como escrever um currículo:

Faça:

  • Tente encaixar seu currículo em uma página
  • Deixe uma quantidade adequada de espaço de margem (1/2 ± 1 polegada é bom, não menos que º de polegada)
  • Use verbos de ação positiva para destacar suas habilidades
  • Use o tempo presente para atividades atuais e o tempo passado para experiências anteriores
  • Coloque itens importantes nas áreas mais proeminentes do seu currículo
  • Revise seu currículo para erros de ortografia, pontuação, gramática e tipografia
  • Certifique-se de que seu currículo esteja bem digitado e com letras perfeitas
  • Seja honesto e preciso nos fatos que você fornece em seu currículo
  • Seja positivo!

Não faça:

  • Não escreva R…SUM… no topo da página
  • Não use “I”, “Mim” ou quaisquer abreviações!
  • Não coloque data no currículo, anexe anúncios ou liste requisitos salariais
  • Não deixe de fora experiências de voluntariado ou outras nas quais você demonstrou habilidades relevantes
  • Não dê nenhuma informação falsa
  • Não inclua motivos para mudar de emprego

Peça para outras pessoas revisarem sua cópia e não se ofenda com suas sugestões ou comentários. Considere todos os comentários e sugestões de mudança; se você for rígido sobre seu currículo, pode ser rígido demais para esta indústria. Lembre-se, não existe um currículo “tamanho único”; sua cópia, no entanto, deve refletir com precisão o que você é e o que você pode fazer pela empresa.