O Dia Nacional do Imigrante Italiano é celebrado em 21 de fevereiro no Brasil. A data homenageia a comunidade italiana e sua importante contribuição para a construção e desenvolvimento do país. O Brasil abriga a maior comunidade de descendentes de italianos no mundo, estimada em cerca de 30 a 35 milhões de pessoas.
Índice de Conteúdo
Origem da data
- A data foi instituída pela Lei nº 11.687 de 2 de junho de 2008.
- A escolha do dia 21 de fevereiro remete à chegada ao Brasil, na cidade de Vitória (ES), do navio “La Sofia” em 21 de fevereiro de 1874. A embarcação, vinda de Gênova, trouxe 380 imigrantes italianos para trabalhar em uma fazenda no Espírito Santo. A expedição de Pietro Tabacchi é considerada o marco do início da imigração italiana em massa para o Brasil.
Entre 1870 e 1930, o governo brasileiro incentivou a imigração para suprir a demanda por mão de obra nas lavouras de café[2]. Nesse período, cerca de sete milhões de italianos deixaram a Itália em busca de novas oportunidades no Brasil. Os imigrantes italianos se estabeleceram principalmente em São Paulo, onde chegaram a compor mais da metade dos estrangeiros no início do século 20, e também no Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.
Veja mais:
- Canal Fez História – YouTube
- Canal Fez História – Pinterest
- @canalfezhistoria • Fotos e vídeos do Instagram
- Canal Fez História – Facebook
- Canal Fez História | Faz e Fez História você encontra aqui!
A imigração italiana influenciou a cultura e os costumes brasileiros. Italianos e seus descendentes contribuíram para o desenvolvimento do Brasil em diversas áreas, como ciência, empreendedorismo, arquitetura, engenharia, artes e gastronomia.