O Dia Internacional da Língua Materna é celebrado anualmente em 21 de fevereiro. A data tem como objetivo promover a conscientização sobre a diversidade linguística e cultural, além de promover o multilinguismo.
Índice de Conteúdo
Objetivos do Dia Internacional da Língua Materna
- Preservar e proteger todos os idiomas.
- Promover a diversidade linguística e cultural.
- Incentivar a educação multilíngue.
- Desenvolver uma consciência mais plena das tradições linguísticas e culturais em todo o mundo.
- Inspirar a solidariedade baseada na compreensão, tolerância e diálogo.
A UNESCO acredita na importância da diversidade cultural e linguística para sociedades sustentáveis. A língua materna, que é o primeiro idioma que uma pessoa aprende na infância, representa identidade, história e memória. Em âmbito mundial, uma parcela significativa da população não tem acesso à educação na língua que fala ou entende.
O tema de 2024 é “A educação multilingue é um pilar da aprendizagem intergeracional”. A educação na língua materna facilita o acesso e a inclusão na aprendizagem de grupos populacionais que falam línguas não dominantes, línguas de grupos minoritários e línguas indígenas.
Veja mais:
- Canal Fez História – YouTube
- Canal Fez História – Pinterest
- @canalfezhistoria • Fotos e vídeos do Instagram
- Canal Fez História – Facebook
- Canal Fez História | Faz e Fez História você encontra aqui!
A data de 21 de fevereiro foi escolhida em homenagem ao Movimento da Língua de Bangladesh. Em 1952, estudantes paquistaneses organizaram uma campanha para incluir o bengali como uma das línguas oficiais do país, mas foram assassinados por policiais.