O Dia Internacional da Síndrome de Asperger é comemorado em 18 de fevereiro desde 2007. A data homenageia o aniversário de Hans Asperger, o pediatra austríaco que descreveu a condição em 1944.
Índice de Conteúdo
Objetivos do Dia Internacional da Síndrome de Asperger
- Aumentar a conscientização sobre a Síndrome de Asperger.
- Destacar a importância da integração de pessoas com a síndrome na sociedade.
- Sensibilizar a população sobre a síndrome e sua relação com o espectro do autismo.
- Promover uma cultura de empatia e inclusão.
- Enfatizar a importância de serviços de saúde mental acessíveis e de qualidade, bem como programas de educação e emprego que atendam às necessidades específicas dessas pessoas.
A Síndrome de Asperger é uma condição neurobiológica que integra o Transtorno do Espectro Autista (TEA), sendo considerada por muitos como uma forma mais branda de autismo ou autismo nível 1. A condição afeta a forma como as pessoas percebem e interagem com o mundo, impactando a interação social e a comunicação não verbal, além de gerar padrões de comportamento e interesses repetitivos. Ao contrário do autismo clássico, a Síndrome de Asperger não implica atraso global cognitivo ou de linguagem.
Veja mais:
- Canal Fez História – YouTube
- Canal Fez História – Pinterest
- @canalfezhistoria • Fotos e vídeos do Instagram
- Canal Fez História – Facebook
- Canal Fez História | Faz e Fez História você encontra aqui!
Estima-se que cerca de 1% da população mundial possua algum tipo de Transtorno do Espectro Autista (TEA). No Brasil, há cerca de 2 milhões de pessoas diagnosticadas com a síndrome.