10 passos para conseguir o emprego em efeitos especiais

51
10 passos para conseguir o emprego em efeitos especiais

Conselhos essenciais para conseguir uma carreira na indústria cinematográfica. Sean Blakeley oferece 10 pontos-chave a ter em conta, incluindo conselhos práticos para melhorar as suas hipóteses de conseguir uma oportunidade no trabalho de efeitos especiais.

Conseguir uma oportunidade nos efeitos especiais de cinema é difícil, mas não tanto como se pensa. As dez coisas que se seguem ajudá-lo-ão muito a conseguir o emprego dos seus sonhos.

1) Compreender o sector

Se quer trabalhar na área dos efeitos especiais, é importante não só saber a diferença entre um Stag (ajudante de palco) e um Diretor, mas também saber como se dividem os efeitos especiais. Longe vão os tempos em que Ray Harryhausen (Jasão e os Argonautas) se fechava num barracão com uma pequena equipa de pessoas e fazia ele próprio todos os efeitos especiais. Agora, tudo está distribuído por diferentes equipas e departamentos. Por isso, se estiver interessado em esculpir cenários e grandes monstros, deve trabalhar como escultor de cinema; se preferir projectos mais pequenos e técnicos, é melhor escolher a unidade de modelos.

2) Seja realista

Trabalhar na indústria criativa e particularmente na indústria cinematográfica não é fácil. É frequente ser confrontado com projectos desafiantes e prazos exigentes e haverá dezenas de pessoas diferentes à espera que termine para poderem concluir os seus próprios trabalhos. Terá de encontrar um equilíbrio entre o tempo disponível e a qualidade do que produz; não pode ser demasiado preciosista com o seu trabalho. Para além disso, tem de se promover a si próprio, pois todos os artistas de efeitos especiais são freelancers e tem de ir à procura de emprego.

3) Estudar arte

Quer seja autodidata ou tenha frequentado uma escola de arte, é vital que tenha um grande interesse pela arte para trabalhar em efeitos especiais. Se alguém lhe pedir para esculpir uma estátua romana em tamanho real ou um sarcófago egípcio, é muito importante ter um ponto de referência na sua mente. Mas, mais importante do que isso, o trabalho tornar-se-á mais agradável. Pode estar a folhear um livro de arte durante o fim de semana e, na segunda-feira de manhã, ser-lhe-á pedido para recriar uma das peças que esteve a admirar.

4) Desenho

Na indústria cinematográfica, todos os desenhos técnicos são feitos por desenhadores do departamento de arte. Então, isto é apenas um preenchimento para atingir os “10” passos mágicos? Não. Se quiser criar qualquer objeto 3D, especialmente a forma humana, é vital aprender a desenhar e continuar a praticar. Os escultores comparam regularmente a escultura ao desenho dos seus objectos em barro a partir de vários ângulos. A chave para uma boa escultura, tal como o desenho, é definir as linhas e as sombras.

5) Praticar

Isto é óbvio, mas também é de importância vital. Se praticar criar e esculpir coisas no seu tempo livre, irá melhorar. Também é muito valioso recriar uma experiência de trabalho cinematográfica, por isso limite-se a fotografias de referência (em vez de um modelo vivo) e dê a si próprio um prazo desafiante para o trabalho. Um pouco mais difícil, mas igualmente valioso, é experimentar diferentes meios. Pode ser um perito em construção de aço e soldadura, mas a menos que se junte à equipa de engenharia de efeitos especiais ou de trabalho com metais, estas competências são inúteis. Os materiais de eleição nos filmes tendem a ser barro de oleiro de baixa qualidade e poliestireno.

6) Acessível

Quase toda a gente na indústria cinematográfica trabalha por conta própria e, por isso, sabe que a única forma de conseguir trabalho é promover-se. Isto não significa que se deva ir a casa de um potencial empregador ou criar campanhas de auto-marketing malucas; significa que a maioria das pessoas na indústria é acessível. Se telefonar a um Chefe de Departamento (HOD) relevante e mostrar empenho e vontade de aprender, eles concordarão muitas vezes em encontrar-se consigo durante 5-10 minutos para analisar o seu portfólio.

7) Persistência

Quando finalmente conhecer o homem ou a mulher que espera ser o seu futuro chefe, não fique por aí. Eles ficarão com os seus dados, mas poderão passar 18 meses até terem um projeto adequado e lhe telefonarem. Tem de se certificar de que conhece o maior número possível de futuros empregadores e parar para conversar com outras pessoas do departamento, se se sentir suficientemente corajoso. Tente deixar um cartão ou, melhor ainda, cópias dos seus 1 ou 2 trabalhos favoritos com os seus dados de contacto (e, idealmente, o endereço do seu portfólio online, se tiver um). Depois, faça um telefonema rápido de 6 em 6 meses, mais ou menos, mesmo que não lhe possam oferecer um emprego, é incrível a quantidade de informação que obterá sobre diferentes oportunidades.

8) Portfólio

Vital. Numa palavra. As regras fundamentais para um bom portefólio são simples:

Diversidade: mostre diferentes tipos de trabalho que possa ter feito: pode estar orgulhoso da série de 18 estátuas que fez, mas não as mostre todas. Além disso, pode não achar que aquele monte de neve em poliestireno de 30 pés mostre a sua elegância como escultor, mas mostra a sua versatilidade, por isso coloque-o.

Honestidade: não é preciso dizer, mas não é. Só há uma coisa que afecta mais um diretor de obra do que ver uma obra grande com alguém a afirmar que a criou sozinho, e isso é ver uma obra sua a ser reivindicada por outra pessoa. Acreditem, isso acontece mesmo. Por isso, seja honesto. Se fez o pé esquerdo de um gigante, diga-o e não seja ambíguo.

Concisão: aproveite bem a sua oportunidade. 10-12 fotos são definitivamente suficientes para mostrar uma gama do seu trabalho e competências.

A maioria das pessoas tomará uma decisão sobre o seu trabalho num espaço de 2-3 exemplos, por isso coloque o seu melhor trabalho logo à cabeça.

Apresentação: tente não ter pedaços de papel a cair do seu portefólio roído pelas traças. Invista num portefólio A4 fácil de transportar e utilize pastas de plástico. Se tiver conhecimentos de Photoshop para melhorar a apresentação do seu trabalho, utilize-os. Não sinta necessidade de levar um exemplo da sua escultura, pois vai mostrar o seu trabalho a profissionais que estão muito habituados a avaliar trabalhos através de fotografias.

Informação: pode ter feito uma réplica à escala real do David de Miguel Ângelo, mas se demorou três anos, não serve para a indústria cinematográfica. Não se esqueça de anotar a escala de cada exemplo do seu trabalho, o material que utilizou e o tempo que demorou. Estas informações simples são importantes para os HODs e serão apreciadas.

Portfólio online: se possível, crie um portfólio online e certifique-se de que os dados de contacto contêm o endereço. Idealmente, tente obter o endereço de correio eletrónico do diretor-geral para lhe poder enviar a hiperligação. Sempre que atualizar o conteúdo do portfólio, é uma boa desculpa para contactar o diretor com outra ligação para o seu trabalho.

9) Trabalho em rede

Por vezes, o trabalho em rede pode ser um pouco desconfortável e embaraçoso, mas é importante conhecer os empregos que existem. Depois de ter trabalhado num ou dois trabalhos, obterá os números de telefone de alguns colegas de trabalho, pelo que não se esqueça de lhes telefonar. Mas atenção, se for o primeiro a saber do novo filme de James Bond e o contar a toda a gente, vai acabar por entrar na fila para mostrar o seu portfólio. Isto não significa que não deva partilhar informações que possa ter sobre empregos futuros, mas sim que deve ter em conta que toda a gente está a tentar arranjar emprego. É também uma boa ideia estar atento aos sites de notícias sobre cinema.

10) Ver filmes

Uma grande vantagem para os momentos em que não está a trabalhar: pode ver filmes e dizer que é investigação. Obviamente, é uma óptima sensação ver o seu próprio trabalho no grande ecrã, mas também é estimulante ver o trabalho e os nomes de pessoas que conhece. Após o teu primeiro ou segundo trabalho, começarás rapidamente a sentir-te parte da indústria e a reconhecer nomes e caras. Além disso, para os trabalhos que não conseguiste, podes ir lá e reclamar sobre como terias feito melhor!

Trabalhar na indústria cinematográfica não é para todos, mas se estiveres interessado e desenvolveres as tuas capacidades e conhecimentos, é provável que tenhas uma oportunidade de mostrar o que sabes fazer. Boa sorte!