O Dia Internacional da Mulher é celebrado anualmente em 8 de março. A data comemora as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, ao mesmo tempo que serve como um alerta sobre os problemas de gênero que ainda persistem em todo o mundo.
Índice de Conteúdo
Origens e História
- A ideia de um dia internacional dedicado às mulheres surgiu no final do século XIX e início do século XX, em meio a lutas feministas por melhores condições de vida e trabalho, e pelo direito ao voto.
- Em 1910, durante a Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas em Copenhague, Clara Zetkin propôs a instituição de uma celebração anual, sem definir uma data específica.
- A escolha do dia 8 de março está associada a uma grande manifestação de mulheres em Petrogrado (atual São Petersburgo), na Rússia, em 1917, que exigiam melhores condições de vida e a retirada do país da Primeira Guerra Mundial.
Oficialização pela ONU
- O Dia Internacional da Mulher foi oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, durante o Ano Internacional da Mulher.
- A ONU designou o dia 8 de março para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, independentemente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, econômicas ou políticas.
Significado Atual
- O Dia Internacional da Mulher é um momento de reflexão sobre o tratamento da sociedade em relação às mulheres, tanto no âmbito pessoal e familiar quanto no mercado de trabalho.
- A data simboliza a luta das mulheres por igualdade e contra preconceitos, buscando equiparação aos homens em todos os setores da sociedade.
- Além de celebrar as conquistas, o dia serve para reivindicar igualdade de gênero e manifestar-se contra o machismo, a violência, o feminicídio, a discriminação e a desigualdade salarial.
Veja mais:
- Canal Fez História – YouTube
- Canal Fez História – Pinterest
- @canalfezhistoria • Fotos e vídeos do Instagram
- Canal Fez História – Facebook
- Canal Fez História | Faz e Fez História você encontra aqui!