O dia 6 de fevereiro é o Dia Internacional da Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina (MGF), uma data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de erradicar essa prática. A data foi implementada em 20 de dezembro de 2012, pela Assembleia Geral das Nações Unidas através da Resolução 67/146.
Índice de Conteúdo
O que é MGF
- A MGF compreende todos os procedimentos que envolvem a remoção parcial ou total dos órgãos genitais externos ou quaisquer danos infligidos aos órgãos genitais femininos por motivos não médicos.
- É reconhecida internacionalmente como uma violação dos direitos humanos de mulheres e meninas.
Objetivos:
- Sensibilizar a sociedade civil para a erradicação desta prática que lesa a saúde física e psicológica de mulheres e meninas em todo o mundo.
- Incentivar os Estados membros e a sociedade civil a intensificarem as campanhas de sensibilização e a adotarem medidas concretas contra a MGF.
Estima-se que cerca de 200 milhões de mulheres e meninas em todo o mundo tenham sofrido alguma forma de MGF, concentrando-se principalmente em países da África, do Oriente Médio e da Ásia. Em 2024, aproximadamente 4,4 milhões de meninas estão em risco de serem submetidas a essa prática. A MGF é frequentemente realizada sem anestesia ou acompanhamento médico, representando um risco para a saúde e, em muitos casos, levando à morte.
Veja mais:
- Canal Fez História – YouTube
- Canal Fez História – Pinterest
- @canalfezhistoria • Fotos e vídeos do Instagram
- Canal Fez História – Facebook
- Canal Fez História | Faz e Fez História você encontra aqui!
O tema para 2025 é «Acelerar o ritmo: Reforçar as alianças e construir movimentos para acabar com a MGF», que apela a todos para tomarem medidas. A ONU estima que são necessários 2,75 mil milhões de dólares de investimento para acabar com a MGF até 2030 em 31 países prioritários.