01 Março – Dia Mundial de Zero Discriminação

36
01 Março - Dia Mundial de Zero Discriminação

O Dia da Discriminação Zero é celebrado anualmente em 1º de março. O objetivo deste dia é aumentar a consciencialização para a proteção dos direitos de todos e para a não discriminação com base em género, idade, credo, orientação sexual, doença, deficiência, etnia e/ou nacionalidade. O Dia da Discriminação Zero visa promover a igualdade perante a lei e na prática em todos os países membros da ONU.

A data foi lançada a 27 de fevereiro de 2014, por Michel Sidibé, então diretor executivo do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), em Pequim. O UNAIDS implementa a iniciativa ZeroDiscriminação desde 2014, celebrando o direito das pessoas a uma vida plena e digna, independentemente da sua origem, orientação sexual, identidade de género, estado serológico para o HIV, raça, etnia, religião, deficiência ou qualquer motivo de discriminação.

A borboleta, símbolo de um processo de transformação, representa o compromisso de assumir um comportamento aberto à diversidade e à tolerância.

Veja mais:

Em 2024, o tema é “Para proteger a saúde de todas as pessoas é preciso proteger os direitos de cada pessoa”, destacando a necessidade de revogar leis que prejudicam os direitos das pessoas e de promulgar leis que defendam os direitos de cada pessoa.